O que faz um objeto afundar ou flutuar na água depende da sua densidade. É ela que determina a quantidade de matéria que existe em um determinado espaço. Costuma ser medida pela relação entre o peso do objeto e o volume (espaço) que ele ocupa. É por isso que nem sempre algo que é pesado é necessariamente algo denso.
Então, se um objeto é mais denso que a água, ele afunda. Se a água for mais densa que ele, ele flutua. É por isso que a maçã flutua na água. Apesar de deixar dúvidas por ter um peso considerável, a fruta é menos densa que a água e tende a não afundar.
Mas não são nem todas as maçãs e nem todas as frutas que se encaixam nessa condição.
Afunda ou flutua?
“A uva, por exemplo, afunda porque é mais densa que a água. Já o abacate, que é mais pesado que a uva, é menos denso que a água, flutua. Mas não há como prever se uma coisa vai flutuar ou afundar”, explica o cientista e escritor Robert L. Wolke, em seu livro “O que Einsten disse ao seu cozinheiro: a ciência da cozinha explicada”.
Ele conta que foi no supermercado e comprou várias frutas e vegetais para fazer o teste em casa. E o resultado foi surpreendente: banana, limão, laranja, cebola e batata doce flutuaram. Já manga, pêra, cereja, batata, tomate afundaram. “Quase todos os objetos do experimento tiveram dificuldades em se decidir se queriam afundar ou flutuar”, brinca Wolke.
O cientista explica que isso acontece porque esses alimentos são feitos basicamente de água. A parte comestível deles é constituída de 73% a 95% de água, e a casca e as sementes não alteram muito o seu peso. É por isso que a maior parte das maçãs (não todas, porque a densidade varia) flutua na água. Cerca de 25% do seu volume é ocupado por ar, o que faz a sua densidade ser menor.
O mecanismo por trás desse fato está no chamado princípio de Arquimedes, que diz que todo corpo mergulhado em algum líquido sofre a ação do empuxo, que é uma força do exercida pelo líquido no objeto, debaixo para cima. A intensidade dessa força é igual ao peso que ocupa o espaço que foi deslocado pelo corpo.
Wolke tenta explicar melhor: “Vamos pensar em uma abóbora. Colocamos essa abóbora em um tanque com água. A água que estava no lugar onde a abóbora está agora foi empurradapara cima, porque não tem outro lugar para ela ir, o que faz o nível de água do tanque subir. A água que foi deslocada quer voltar para o seu lugar, para baixo, de acordo com a lei da gravidade”.
Então a densidade funciona da seguinte forma: se o peso do corpo naquele espaço for menor que o peso da água no mesmo espaço, ele vai ser empurrado para cima para que a água volte ao seu lugar, e então vai flutuar. Se o peso for maior, o corpo vai superar a força que a água vai tentar exercer e vai afundar. Deu vontade de testar?
Seu cocô boia ou afunda? O que a densidade das fezes revela sobre a saúde