Em novembro, ocorre a chuva de meteoros Leonídeos, ou também chamados de Lenônidas. O pico do evento acontece na nesta sexta-feira, dia 17, e terá seu pico na madrugada para o sábado, às 3 da manhã. Cálculos da Nasa dão conta de até 10 meteoros por hora se chocando com a atmosfera da Terra.
Aliás, essa chuva de meteoros já está acontecendo desde o dia 5. E se você perder o pico, ainda vai poder tentar ver as luzes no céu até 3 de dezembro.
Nome Leonídeos se refere à constelação
Os choques não passam de partículas deixadas pelo rastro do Cometa Temple/Tuttle entrando nas camadas superiores na nossa atmosfera.

Por terem um tamanho pequeno, elas se desintegram muito antes de encontrarem o solo e o único efeito prático disso são rastros de luz que também chamamos de estrelas cadentes.
Como ver a chuva de meteoro
Essa é uma das chuvas anuais que ocorrem na Terra. Em Novembro, a órbita do nosso planeta passa pelas partículas deixadas pelo Cometa, que “entram” aqui pela constelação de Leão.
É por isso que, para avistar a chuva de meteoros. é preciso antes encontrar a constelação. Um jeito tecnológico é baixar alguns aplicativos de celular que mapeiam o céu de acordo com a localização de GPS. Sky Map e o Night Sky mostram na tela do smartphone as constelações e planetas mais próximos.
Também procure por locais com pouca iluminação artificial, algo que praticamente descarta uma grande cidade. Para ver a chuva de meteoros, é preciso ter paciência e buscar um local que não seja tão densamente povoado.
Há mais sobre o céu e a Terra
- Existe um lugar na Terra para onde satélites são enviados para “morrer”
- Galáxias e nebulosas detectadas pelo Hubble podem ser vistas da Terra
- Entenda porque exercício de proteção planetária da Nasa foi um sucesso