Quem está acostumado a conviver com cachorros já sabe: de quando em quando lá vem ele arrastando o bumbum pelo chão, como se fosse um passo de “street dance” ou um novo truque especial. A reação é quase sempre a mesma, e bem confusa: por um lado, dá nojo, uma vez que o bumbum pode estar deixando “impressões” no carpete, no tapete, no sofá… Por outro, este arrastar chega a ser engraçado! Mas, afinal, por que os cães fazem isso?
#5 – Xiiii….
O hábito de arrastar o bumbum pelo chão não pode ser muito frequente. Se isso ocorrer várias vezes, é sinal de que o cão pode estar com vermes que causem coceira. Marque uma consulta com o veterinário, que deve pedir um exame de fezes.
#4 – Algo preso?
Essa informação reforça aquela impressão de nojinho ao ver seu melhor amigo esfregando o traseiro por aí. É que ele pode simplesmente estar tentando se livrar de algo que ficou grudado por lá. Tipo um resto de fezes, um pedaço de grama…
#3 – Problema na pele
O seu cão também pode estar esfregando o bumbum por aí porque algo na pele daquela região o está incomodando, como uma alergia ou inflamação. Por isso é bom o veterinário examinar o local.
#2 – Glândula anal
Sabe por que os cachorros adoram cheirar o traseiro um do outro, ou mesmo lamber o próprio bumbum (às vezes)? Porque eles possuem glândulas anais, que exalam feromônios com informações vitais sobre eles próprios, como saúde, gênero, idade… Estes feromônios costumam ser liberados enquanto o cachorro faz cocô, mas às vezes se acumulam e causam desconforto.
#1 – Uma “mãozinha”
Caso a glândula fique com feromônios acumulados, é preciso que o veterinário as esprema, garantindo o alívio do seu amigo.