Sneaker com salto está de volta: como a tendência ressurgiu?

Tênis que garantia uns centímetros a mais para as baixinhas já conta com versões em diversas marcas

Você provavelmente sabe que a moda é cíclica. No entanto, talvez não saiba que isso vale para qualquer tendência, não importa se uma peça já era polêmica em sua primeira aparição. Estão aí para provar a calça capri, a cintura baixa e o balonê. Agora, um dos calçados mais populares de 2010 veio para se somar a esse revival dos anos 2000: o sneaker com salto.

Conhecido como wedge sneakers, ele nada mais é do que um tênis esportivo com um salto interno e camuflado. Embora já tenha aparecido de maneira mais discreta há alguns anos, ele ganhou força nos últimos meses e já até conquistou algumas adeptas.

Como o sneaker de salto voltou à moda?

(Crédito: Reprodução/Instagram @rosess3makula | Reprodução/Instagram @ameliasleszynska)

Foi graças à Isabel Marant, responsável pela primeira febre, que esse modelo de tênis voltou ao mundo da moda. O ano era 2021 e a marca lançou o modelo Balskee, que chamava a atenção por ter uma aparência ainda mais pesada e os fechos em velcro, algo que remetia diretamente ao calçado de 2010.

Em 2024, contudo, a Ottolinger apresentou uma versão do sneaker de salto na Paris Fashion Week e, pouco tempo depois, a Converse se uniu à Isabel Marant para uma nova versão do sapato.

Modelos atuais Isabel Marant. (Crédito: Divulgação/Converse | Divulgação/Farfetch)

Daí em diante, diversas marcas perceberam a tendência e decidiram aderir à moda. No Brasil, é possível encontrar versões da Via Marte, Shutz e até em sites como Netshoes e Shopee.

(Crédito: Divulgação/Schutz | Divulgação/Netshoes)

Tendências de moda