Um novo estudo da Universidade de Southampton sugere que quatro ossos encontrados no ano passado na Ilha de Wight, Inglaterra, pertencem a uma nova espécie de dinossauros terópodes, o mesmo grupo do Tyrannosaurus rex e os pássaros modernos.
Denominado Vectaerovenator inopinatus, esse dinossauro viveu 115 milhões de anos atrás, no período Cretáceo. Estima-se que ele tivesse até 4 metros de comprimento.
Como o novo dinossauro foi descoberto
Here's the @unisouthampton page on our new #IsleOfWight theropod #dinosaur, Vectaerovenator, described by @palaeoguy12 @NeilJGostling, myself and others… https://t.co/qu1PC4V7yV We were hoping the paper would be out by now, but 2020 is an unusual year and there's a short delay. pic.twitter.com/r9zEbgLUGc
— Darren Naish (@TetZoo) August 13, 2020
Os ossos foram encontrados na praia de Shanklin e são do pescoço, costas e cauda do dinossauro, segundo os paleontologistas. Grandes espaços de ar encontrados em alguns deles ajudaram os pesquisadores a identificar a origem terópode do dinossauro.
Esses espaços também são vistos em pássaros modernos. É provável que essa característica ajudasse o dinossauro a ter um sistema respiratório eficiente ao mesmo tempo que deixava o esqueleto mais leve.
Os ossos da criatura foram entregues ao Museu dos Dinossauros na Ilha de Wight, onde hoje são exibidos. É provável que os restos sejam do mesmo animal.

Se você quer ver mais conteúdos curiosos, não pode perder os vídeos do canal Explore disponível no VIX CINE E TV, nosso serviço de streaming que é 100% gratuito. Assista pelo seu computador ou baixe o aplicativo na App Store e no Google Play. Também é possível assistir à programação em plataformas de TV conectada, como Amazon Fire, Apple TV, Roku e ChromeCast.