O que aconteceria se o Planeta X, das teorias conspiratórias, existisse? Cientista diz

Embora a Nasa já tenha emitido até comunicado oficial afirmando que não há qualquer evidência que comprove ou, no mínimo, indique a existência do Planeta X (chamado por alguns também de Nibiru), muita gente ainda acredita que ele seja real e que há o risco de que em breve colida

 com a Terra.

O programa de podcast Big Picture Science, do Instituto Seti, apresentou um episódio especial sobre a existência do tal Planeta X e recebeu o prestigiado astrônomo David Morrison, que trabalha na Nasa. O cientista reforçou a agência espacial já encontrou millhares de planetas ou exoplanetas, e nenhum deles é o Nibiru. E que certamente notaríamos caso ele estivesse entre nós.

O que aconteceria se o Planeta X entrasse no Sistema Solar?

Se o Nibiru realmente existisse, o céu como conhecemos seria completamente diferente. A começar pelo astro que está mais próximo de nós, a Lua. “A lua teria sido ejetada da Terra. Obviamente, esse não é o caso”, disse Morrison na entrevista à rádio, ao ser perguntado sobre o que aconteceria se o planeta imaginário entrasse no Sistema Solar.

“Se um grande objeto entrasse no Sistema Solar, sua gravidade perturbaria as órbitas dos planetas e nós teríamos o detectado muito tempo antes de chegar perto da Terra. As órbitas do planeta são muito reguladas e se algum objeto maciço aparecesse de vez em quando e passasse por dentro do Sistema Solar, tudo que conhecemos estaria arruinado”, concluiu o astrônomo.

iStock

De onde surgiu a história do Nibiru?

O jornalista e economista Zecharia Sitchin publicou em 1976 o livro O Décimo Segundo Planeta, baseado em leituras, traduções e interpretações de textos milenares dos povos babilônios e sumérios. De acordo com ele, estas duas culturas citavam a existência de um grande planeta que orbitava o Sol.

O planeta seria 20 vezes maior que a Terra e orbitaria o Sol em uma trajetória longa, tornando-se, assim, inviável para nós observá-lo. Em 1995, a história ficou ainda pior: a norte-americana Nancy Lieder colocou no ar o site Zeta Talk, onde publicava suposta conversas com alienígenas que a teriam alertado sobre uma possível colisão do planeta com a Terra.

Para David Morrison, não passa disso: problemas de interpretação de texto e conspiração da internet. “Ninguém sabe como seria sua configuração real e nem como seria realmente seu impacto. Isso porque ele não existe, não temos informação e não conhecemos sua massa. É só mais uma ideia maluca”, concluiu ao programa científico.

Teorias da conspiração espaciais