Perigosa relíquia da 2ª Guerra encontrada no estacionamento de usina nuclear japonesa

Mais de 70 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, ainda há resquícios da mais destruidora guerra que a humanidade já viveu. No Japão, país atingido por duas bombas nucleares ao fim da guerra, uma descoberta alarmou a população local: foi encontrada uma bomba sob o chão da maior usina nuclear de Fukushima.

Bomba da 2ª Guerra encontrada no Japão

De acordo com as informações do jornal japonês The Mainichi, o artefato explosivo foi desenterrado no estacionamento da usina nuclear por um funcionário da área de escavação. Os policiais locais foram chamados para confirmar o material e isolaram a área, embora não houvesse risco de explosão.

Fukushima sofre com problemas de radiação nuclear desde 2011, quando foi atingida por um tsunami. Em 2017, a Tepco, a usina nuclear onde a bomba foi encontrada, anunciou que o nível de radiação atingiu o índice mais alto desde o acidente: 530 sieverts por hora (a exposição a cinco sieverts por levar uma pessoa a morte em um mês).

A pequena bomba

Os policiais confirmaram que a bomba era de pequeno porte. Seu tamanho é de 85 centímetros de comprimento por 15 centímetros de diâmetro, bem menor que a média daquelas usadas na Segunda Guerra Mundial.

Ainda não há confirmação oficial de que a bomba é um resíduo da Segunda Guerra Mundial, mas é a hipótese mais provável. Fukushima foi uma importante base militar e outros episódios como este já foram vistos no Japão. Em 2005 e em 2011, respectivamente, foram encontradas bombas e munições da época em Tóquio e Okinawa.

Bombas nucleares