Chamado de “o último do Sistema Solar”, Plutão perdeu o posto de planeta em 2006 e passou a ser denominado de planeta-anão após a classificação da União Astronômica Internacional (IAU) que considerou necessário o “rebaixamento” por ele não ter órbita livre ao sol e orbitar uma região onde há vários objetos, o Cinturão de Kuiper.
Recentemente, um grupo de cientistas da Nasa publicou um manifesto pedindo que a definição de planetas fosse alterada e que Plutão, enfim, voltasse a ser considerado um planeta. Enquanto isso não ocorre, conheça características de Plutão que já surpreenderam os cientistas:
Curiosidades sobre Plutão que você não conhecia

1. De acordo com imagens obtidas pela Nasa, a superfície de Plutão possui várias montanhas rochosas, com cerca de 3.350 metros de altura. Por serem jovens, as montanhas supostamente teriam sido formadas à base de água e gelo.
2. Cientistas já confirmaram também a existência de um oceano subterrâneo no planeta, com quantidade de água semelhante à dos oceanos terrestres.

3. Imagens de Plutão indicam que o planeta possui um terreno que passou por processos vulcânicos ocorridos há cerca de 100 milhões de anos e, ao contrário de vários outros planetas, não tem crateras.
4. Caronte, a maior lua de Plutão, também já chamou a atenção dos pesquisadores. Ela tem profundos penhascos do tamanho do Grand Canyon, nos EUA, e uma cadeia de desfiladeiros de 800 km.
Mistérios do Universo
- Você sabe como é possível descobrir um novo planeta? Veja a jornada!
- Planeta é tão quente, que é capaz de ferver ferro: onde ele fica?
- Colonização em Marte pode começar antes mesmo de homem pisar lá