Por que temos sonhos eróticos?

Você levanta agitado e se dá conta de que estava sonhando com uma cena de sexo digna de qualquer filme para maiores de 18 anos em que o protagonista é você.

Mas, qual é a origem dos sonhos eróticos? Apesar da fase de sono REM (estágio mais profundo de sono) estar associada com a ereção nos homens e a congestão do clitóris nas mulheres, os cientistas não sabem exatamente qual é sua função desses sonhos.

Os cérebros e sonhos eróticos

Segundo Freud, os sonhos estavam diretamente relacionados aos desejos mais carnais do ser humano.  Se estes desejos sexuais entram em conflito com as normas da sociedade ou as leis morais, eles se reprimem e são codificados em símbolos, que aparecem nos sonhos.

Por mais que não existam provas científicas, as teorias de Freud são utilizadas há muito tempo na psicanálise. Mas o que a ciência tem a dizer a respeito?

O córtex pré-frontal do cérebro é o responsável por regular e inibir os desejos agressivos e libidinosos. Durante a etapa de sono REM, são ativados os sistemas dopaminérgicos mesolímbico corticais, associados aos desejos sexuais, ao mesmo tempo a atividade do córtex pré-frontal é diminuída. De uma forma ou de outra, isso se manifesta nos sonhos.

Calvin Kai-Ching Yu y Wai Fu, da Universidade Shue Yan de Hong Kong fizeram um questionário que foi respondido por 58 homens jovens sobre o tipo de atividade sexual que eles têm durante seus sonhos eróticos e também se haviam ejaculado.

As mulheres presentes nos sonhos eram completamente desconhecidas, além disso, a média de sonhos eróticos dentre os homens era de apenas 9 por ano.  

Resultados semelhantes foram obtidos com mulheres jovens. Todos os participantes manifestaram que esses sonhos não estavam relacionados com seus desejos sexuais conscientes.

Os sonhos eróticos e a vida real

Um estudo publicado na revista The Social Psychological Personality Science sugere que o que sonhamos, especialmente os sonhos relacionados ao amor e ao sexo, influencia nossa vida diária. Por exemplo, a infidelidade e o sentimento de ciúmes em um sonho podem afetar a relação de um casal no dia seguinte. Por esse motivo os sonhos exercem um importante papel na vida diária, já que influenciam diretamente o nosso humor, especialmente com as pessoas mais próximas. 

A ciência chama isso de “priming”, isto é, a influência que um fato antecedente (o sonho, nesse caso) exerce sobre um fato posterior (o acordar no dia seguinte). Não conseguimos controlar esses estímulos e, por isso quando reagimos a eles estamos agindo de forma não-controlada.

O curioso é que os casais que mantém um relacionamento sólido não se veem afetados por esses sonhos, e inclusive os utilizam em seu próprio proveito para apimentar as atividades sexuais no dia seguinte; por outro lado, as relações frágeis só pioram e se desestabilizam diante dos sonhos eróticos.

Nessa teoria os sonhos eróticos mostram o nível de satisfação com nossa vida sexual e nossas relações.

Você acredita que os sonhos eróticos são um impulso sem importância ou que eles realmente podem influenciar nossas vidas?