Almoço pesado, barriga fazendo barulho e, de repente, uma vontade incontrolável de soltar pum. Quem nunca?
Mas, apesar da má fama, a verdade é que puns são gases inodoros. Ou seja, sem cheiro. Eles se formam a partir da mistura do o oxigênio e nitrogênio, que são ingeridos pelo ar, enquanto o hidrogênio, metano e dióxido de carbono são produzidos quando as bactérias no intestino grosso fermentam os carboidratos que você come. Então o que deixa os puns tão fedidos?
Por que o pum cheira mal?
O aroma desagradável é causado por vestígios de sulfeto de hidrogênio, que as bactérias do intestino produzem a partir de proteínas. Além de provocar cólica, este gás pode piorar inflamações intestinais e aumentar o risco de desenvolver câncer de intestino. Foi isso que levou a Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, a investigar como diferentes alimentos afetam a quantidade de sulfeto de hidrogênio que é produzida no intestino.
Proteína vs carboidratos
Comer carboidratos de absorção lenta e reduzir a ingestão de proteínas pode evitar puns fedidos, de acordo com o estudo dos gases emitidos por amostras de fezes humanas.
Examinando as fezes de sete pessoas saudáveis, a equipe de pesquisadores descobriu que misturá-las com cisteína – um grande componente que contém enxofre presente em carne, ovos, laticínios e outros tipos de proteínas – faz com que as emissões de sulfeto de hidrogênio produzido pelas bactérias do intestino aumentem mais de sete vezes.
Isso explica porque os fisiculturistas que consomem muita proteína em pó são conhecidos por terem pum com mau cheiro. Porém a produção de sulfeto de hidrogênio diminuiu substancialmente quando a equipe misturou as fezes com quatro carboidratos de absorção lenta. Eles passam pelo intestino delgado sem serem digeridos completamente e, em seguida, são fermentados pelas bactérias no intestino grosso.
Dois destes carboidratos – o amido resistente, que é encontrado na batata, banana, legumes e cereais; e o frutano, que é encontrado no trigo, alcachofra e aspargo – reduziram a produção de sulfeto de hidrogênio em cerca de 75%. Estes alimentos são altamente fermentáveis, o que significa que são preferencialmente digeridos antes da proteína.
Derrubando outro mito
Os resultados da equipe ainda derrubaram outro mito popular de que as pessoas com gás fedido devem comer menos fibra. Pessoas com flatulência excessiva são muitas vezes aconselhadas a evitar a fibra para reduzir a quantidade de hidrogênio, metano e dióxido de carbono produzidos pela fermentação bacteriana. No entanto, isso pode aumentar as emissões de sulfeto de hidrogênio, que são mais propensas a terem cheiro ruim do que os três gases inodoros.
Desfrute dos benefícios dos vegetais
- Emagrecer com berinjela: 6 melhores combinações para dieta
- Lista dos TOP vegetais que ajudam o fígado a eliminar toxinas
- Alimentos que substituem a carne em dietas vegetarianas