Se você nunca experimentou uma mordidinha em alguma ração ou biscoito do seu animal de estimação, certamente alguém que você conhece já o fez. E relatou que, tirando o gosto esquisito, não lhe fez mal algum.
Isso significa então que as rações para animais de estimação também podem ser consumidas por humanos no caso de, digamos, um apocalipse zumbi que nos impeça de ir ao mercado fazer a compra do mês?
Comida de cachorro
Antes de darmos a resposta, vale lembrar que gatos e cachorros têm necessidades nutricionais diferentes, e, portanto, as rações dos dois animais são distintas.
No final das contas, sem mistério, os cachorros atuais comem exatamente o mesmo que seus ancestrais da Era do Gelo (quando estima-se que eles começaram a ser domesticados): restos de comida consumida pelos humanos. Isso mesmo, a base da ração canina são proteínas animais que não são aproveitadas pelos grandes frigoríficos. Parece meio nojento, mas é bem satisfatório para os cães.
Com os gatos, a história é diferente. Eles precisam muito mais de proteína animal do que os cães e nós, humanos, por conta de um aminoácido chamado taurina. Ao contrário da maioria dos animais carnívoros, os gatos não produzem sua própria cota de taurina, e portanto precisam retirá-la da carne de outros animais. Sem essa dose do aminoácido, aos poucos eles ficam cegos, além de outros problemas de saúde.
Apesar disso, a ração seca dos gatos é feita basicamente de proteína de origem vegetal, o que também colabora para que eles possam ficar desidratados. É por isso que passa a ser importante balancear a dieta dos felinos entre ração seca e molhada (esta última mais rica em proteínas animais e água). Os gatos também precisam de mais vitaminas A e C do que cães e humanos, por isso uma dieta equilibrada dos felinos precisa ser rica nestes nutrientes.
SEM EFEITOS GRAVES
Dito tudo isso, chegamos à conclusão de que ingerir ração de cães e gatos não faz mal nenhum ao nosso organismo – pelo menos em doses moderadas e em curtos períodos de tempo. Numa situação de emergência, poderíamos sobreviver com esta dieta.
O que não significa que ficaríamos cheios de apetite e água na boca…
Leia mais:7 coisas que seus cachorros detestam que você faça