Uma nova pesquisa produzida por biólogos moleculares da Bélgica finalmente descobriu qual é a relação entre o consumo de açúcar e o aparecimento de câncer – e não é apenas um efeito indireto ligado à obesidade.
A substância doce age favorecendo o crescimento de tumores nas células do corpo, em um fenômeno que ganhou o nome de “efeito Warburg”.
Efeito Warburg estimula crescimento de tumor
De acordo com o comunicado à imprensa da Katholieke Universiteit Leuven, o açúcar “desperta” as células cancerígenas.
“Nossa pesquisa revela que o consumo hiperativo de açúcar feito por células doentes leva a um ciclo vicioso de estimulação contínua do desenvolvimento e crescimento do câncer”, disse o biólogo molecular belga Johan Thevelein, professor da universidade e autor principal do estudo.
O que é o efeito Warburb?
Publicada na revista especializada Nature Comunications, a pesquisa explica que o efeito Warburb é um fenômeno em que as células usam um processo diferente para transformar glicose e produzir energia.
Mesmo com todo oxigênio necessário para realizar o procedimento dentro da normalidade, essas unidades preferem usar o jeito diferente, que tem como resultado uma substância chamada ácido láctico.
“Até agora, não ficou claro se o efeito é apenas um sintoma de câncer ou uma causa”, informou o estudo.
Relação entre açúcar e tumores
A equipe de pesquisa observou o comportamento das células de um fungo chamado levedura. O organismo foi escolhido por conter muito de uma proteína que também é encontrada em tumores humanos, chamada “Ras”. Comumente ela está associada à capacidade de mutação dos tumores.
Ao observar a conexão entre a atividade de Ras e o metabolismo do açúcar nas leveduras, cientistas perceberam que havia o estímulo ao crescimento de células com tumores a medida em que leveduras consumiam mais açúcar.
Outras pesquisas sobre câncer
- Cientistas garantem que em 34 anos ninguém mais vai morrer de câncer
- Exame de sangue descobre câncer dez anos antes de se manifestar
- TUDO que você precisa saber sobre esses 10 tumores