Relembre os 5 políticos que já sofreram impeachment

‘Impeachment’ é o termo para se referir à ação que serve para limitar os poderes e afastar integrantes dos governos, tornando o candidato inelegível por 8 anos. A medida nasceu na Grã-Bretanha e já foi adotada por diversos países do mundo. Vários políticos já passaram por processos de impeachment, mas nem todos foram aprovados. Relembre ou descubra 5 que foram:

Leia também: Relembre 7 frases polêmicas de políticos brasileiros

#1 Fernando Collor de Mello (Brasil)

Collor foi o primeiro político a sofrer um impeachment no Brasil, em 1992. Após denúncias de corrupção divulgadas pela imprensa, investigações parlamentares provaram as fraudes financeiras do ex-presidente, que foi afastado do cargo.

#2 Carlos Andrés Perez (Venezuela)

O ex-presidente estava no seu segundo mandato e tinha um plano de ação neoliberal, com privatizações, corte de mão-de-obra e planos de ajuste fiscal. Os escândalos de corrupção e o descontentamento popular levaram Perez a sofrer o impeachment em 1993.

#3 Hélio de Oliveira Santos (Brasil)

O ex-prefeito da cidade de Campinas, em São Paulo, sofreu a cassação em 2011, depois de denúncias de fraudes em licitações da empresa de saneamento básico da região, a Sanasa. O julgamento que condenou o político levou cerca de 44 horas.

#4 Fernando Lugo (Paraguai)

Getty Images

Em 2012, o ex-presidente paraguaio foi acusado de desempenhar mal as suas funções, estabelecidas em cinco acusações sobre mau uso dos quarteis militares, questões rurais e de segurança e outras medidas antidemocráticas. Ele precisou de 5 advogados para se defender e ainda assim foi cassado.

#5 Abdalá Jaime Bucaram Ortiz (Equador)

Em meio a protestos e manifestações populares, Bucaram Ortiz foi acusado de corrupção em 1996, no mesmo ano em que foi eleito. O Congresso aprovou o impeachment em 1997, 6 meses depois, sob acusação de que o ex-presidente tinha “incapacidade para governar”.

Veja também: 7 projetos ESTAPAFÚRDIOS apresentados por políticos brasileiros