Resultado do enigma do Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma região repleta de mistérios que despertam a nossa curiosidade. Trata-se de uma zona do oceano Atlântico onde foram registrados misteriosos desaparecimentos de embarcações e aeronaves. O que será que acontece por alí? Os cientistas australianos Joseph Monaghan e David May afirmam ter encontrado a explicação do estranho fenômeno do Triângulo das Bermudas.
 
O que acontece no Triângulo das Bermudas?

Em um estudo publicado no American Journal of Physics, os especialistas explicaram que os navios desapareceram devido à condensação de gases que ocorre nessa área, mais especificamente os hidratos de metano formam bolhas que impedem que os barcos se mantenham à tona.
A particularidade dessa área são as fissuras no solo marinho que permitem que o metano seja expelido em forma de bolhas gigantes que desestabilizam o poder de flutuação dos barcos. As bolhas de metano se expandem de forma geométrica e qualquer embarcação que está próxima de uma erupção dessas perde toda a estabilidade e é imediatamente sugada para o fundo do oceano.

Tudo bem, a explicação parece bastante razoável para os barcos que desaparecem na área, mas… O que aconteceu com os aviões desaparecidos no Triângulo das Bermudas? Os cientistas dizem que, se a erupção de metano é suficientemente grande e densa, pode alcançar grandes alturas acima do nível do mar, atrapalhando, portanto, também os aviões.
As hipóteses dos cientistas australianos foram provadas graças a experimentos em escala que demonstram que uma erupção de gás metano pode afundar um barco e, inclusive, alcançar um avião. Não é a primeira vez que se tenta explicar cientificamente esse estranho fenômeno, mas esses cientistas parecem ter encontrado a solução.
O gás metano é encontrado em todas as partes do mundo, e seja por onde for expelido, causará uma erupção desse tipo. Acontece que nessa parte do Oceano Atlântico, as fissuras no solo marinho provocam erupções cada vez mais concertadas que podem ser fatais para qualquer navio.

Parece que finalmente foi encontrada uma explicação científica para o que muitos acreditam ser “bruxaria.” O mal falado Triângulo das Bermudas deixou de ser um mistério para ser simplesmente uma área de turbulências.