Provavelmente, o dia 21 de julho do ano de 365 não quer dizer nada para você, já que aconteceu muito antes do seu nascimento. Mas para os moradores de Neapolis um tsunami que devastou a cidade decretou o fim de um importante centro do império romano.
A localidade banhada pelo Mar Mediterrâneo ficava onde hoje é a Tunísia, na África. Mais precisamente, a cidade atual Nabeul foi construída em cima de parte das ruínas de Neapolis, que em grego significa “nova cidade”. O restante da antiga cidade, como descoberto agora, está no fundo do mar.
Dominada na época pelo império romano, Neapolis foi parcialmente destruída há 1,6 mil anos por um tsunami registrado pelo historiador Ammien Marcelino. Conta-se que a onda gigante também prejudicou gravemente Alexandria, no Egito, e Creta, na Grécia.
Descoberta cidade romana destruída por tsunami

Desde 2010 pesquisadores tentavam encontrar vestígios subaquáticos de Neapolis, mas somente sete anos depois do início das pesquisas é que as condições climáticas foram favoráveis. As ruínas se estendem ao redor de uma área de 20 hectares.
Eles encontraram sinais de ruas e monumentos, mas o maior achado se refere à atividade econômica e social da cidade. Uma das iguarias mais consumidas pelos romanos era um molho de peixe chamado garum. Neapolis era tão forte na produção do alimento que foram encontrados 100 tanques usados para isso.
“Esta descoberta nos permitiu estabelecer com certeza que a Neapolis era um importante centro para a fabricação de garum e peixe salgado, provavelmente o maior centro do mundo romano”, disse à agência internacional AFP Mounir Fantar, chefe da equipe de pesquisa formada por profissionais tanto da Tunísia quanto da Itália.
Mais sobre antiguidade
- Técnica com ultravioleta revela cor real de esculturas gregas
- Por que deuses gregos e romanos são tão parecidos?
- Viaje para o ano 315 d.C e faça um tour virtual em 3D por Roma Antiga