
Se você for paulista e pedir três pãezinhos em uma padaria do Sul do país, o padeiro vai olhar para sua cara sem entender nada. Se você decidir não ir para tão longe e pedir uma média em qualquer padaria de Santos, vai receber um pão francês e não um copo de café com leite. O mesmo acontece com uma infinidade de alimentos/pratos pelo Brasil afora.
Será que é geladinho, sacolé ou juju? Veja a seguir 10 alimentos que mudam (muito) de nome dependendo da região do Brasil.
10. Feijão
O feijão é o alimento básico do brasileiro, em qualquer região do Brasil ele é consumido diariamente. O problema é que, se você pedir um prato de arroz com feijão em qualquer região de São Paulo, o feijão servido será o “marrom”, mais conhecido como feijão carioca. Curiosamente, no Rio de Janeiro o feijão servido será o preto e não o carioca. Em algumas regiões do nordeste do país o feijão mais consumido também é o preto.
9. Banana Nanica

Apesar do nome banana nanica, a banana mais consumida no Brasil, ser conhecida em praticamente todo o país, ela também muda de nome. No Nordeste, pode ser chamada de banana d’água, casca verde ou baé. No Maranhão, não estranhe se alguém disser que vai comer banana inglesa. No sul, ela leva no nome de caturra e em Santa Catarina de imperial.
8. Mandioca
Tesouro nacional, pode ser chamada de mandioca no Sul e Sudeste, de macaxeira no Nordeste, de aipim no Rio de Janeiro e também em algumas regiões do Nordeste.
7. Vinagrete

Para a maioria dos brasileiros pode parecer loucura que este molho à base de tomate e cebola leve o nome de molho à campanha ou molho campanha em algumas regiões, como no Rio de Janeiro, por exemplo.
6. Mexerica

Eis uma fruta que pode ser chamada de mais de cinco nomes: mexerica ou tangerina no Sudeste e Nordeste; bergamota ou vergamota no Sul; laranja-cravo no Nordeste e mimosa em algumas regiões. Mas ainda existem outras variações como mandarina, fuxiqueira, manjerica…
5. Salsicha

Salsicha é um nome conhecido no país inteiro, mas os curitibanos resolveram inventar moda e chamam o embutido de vina.
4. Mandioquinha

Um turbérculo que causa muita confusão. Se você, paulista, disser para um carioca que fez uma sopa de mandioquinha, ele não vai entender do que se trata. No Rio de Janeiro, ela é chamada de batata-baroa e também pode ser encontrada pelo Brasil como batata-salsa.
3. Pão Francês

Em São Paulo, pede-se ao padeiro por meia dúzia de pãezinhos; em Santos, são seis médias; no Rio Grande do Sul e na Bahia, seis cacetinhos ou seis pães-cacetinho. O pão francês também leva o nome de pão de sal, pão carequinha e por aí vai…
2. Enroladinho

O salgado de massa enrolada em presunto e queijo é chamado de joelho no Rio de Janeiro e Rio Grande de Sul e também pode ser conhecido como “corintiano”!
1. Geladinho

Uma sobremesa amada pelas crianças e que protagoniza discórdias pelo Brasil. Em São Paulo, o sorvete no saquinho pode ser chamado de geladinho ou chup-chup, no interior do estado é chamado de juju. Os cariocas insistem que o nome certo é sacolé, afinal, ele é um picolé no saquinho. No Nordeste, a versão do nome é ainda mais criativa: ju-ju din-din.