Saudade daquele verão com os amigos, daquela viagem de formatura ou dos antigos vizinhos? Não resiste à ideia de ficar vendo fotos daquela época e se emociona de verdade ao rever os velhos parceiros? Não se preocupe: se você é uma pessoa realmente nostálgica, temos uma boa notícia para você.
Saudade do passado
De acordo com a psicóloga Constantine Sedikides, a nostalgia é uma arma poderosa da mente para que tenhamos a consciência de que a vida TEM SENTIDO e VALE A PENA. Consequentemente, é também uma arma poderosa para enfrentar algo comum a todos os seres vivos: o MEDO DA MORTE.
O estudo de Constantine Sedikines se aplica aos conceitos da Teoria da Gestão de Terror (TGT), segundo a qual tudo que a humanidade produz em termos de cultura e avanço tecnológico é fruto do medo da morte. A nostalgia, portanto, seria um importante aliado neste processo.
Como? Ora, ao mostrar para nós mesmos que a vida tem um sentido e que tudo valeu e vale a pena. Sedikines ouviu mais de 8 mil pessoas, e concluiu que as que veem mais sentido na vida e menos temem a morte possuem mais propensão a serem nostálgicas. Já as que se mostravam céticas em relação à vida e sentiam maior temor da morte se diziam pouco nostálgicas.
Ela conclui que as pessoas que sentem nostalgia não devem se sentir enfraquecidas ou pouco dispostas a encarar o futuro. Pelo contrário, a nostalgia lhes dá força para seguir em frente e criar novas situações das quais sentirão… nostalgia.
Leia mais: 7 personagens dos anos 90 que gostaríamos de ser quando crianças