Há sete anos, pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, encontraram antigas armadilhas para peixes no fundo do Mar Báltico. Intrigados com a descoberta, eles decidiram estudar a região mais a fundo. Foi então que, recentemente, descobriram um assentamento humano (ou seja, local onde pessoas moravam) da Idade da Pedra, submerso há cerca de 9 mil anos!
Sítio arqueológico da pré-história
De acordo com o trabalho científico publicado na revista Quaternary International, a área, que fica a 20 metros abaixo da superfície da baía de Hanö, abrigava uma lagoa onde homens do Mesolítico realizavam pescas.
Os pesquisadores ainda encontraram no local um machado feito de chifre de alce em bom estado, além de oito armadilhas para peixes. Segundo Anton Hansson, líder do estudo, é grande a probabilidade de existirem diversos outros sítios arqueológicos pré-históricos submersos na mesma região.
Hansson ainda afirma que a área do assentamento provavelmente era cercada por pinheiros, tinha clima quente e apresentava boas condições de vida. A ideia agora é tentar recriar o ambiente para entender melhor como ele era e quem vivia por lá no período.
Curiosidades científicas
- Detector de relâmpago ajuda meteorologista a identificar tempestades
- É científico: memória das mulheres é melhor do que dos homens
- Drone localiza 450 “círculos de pedra” na Amazônia: ciência explica