Suplemento de vinho? Saiba como a bebida ajuda em atividades físicas

por | jul 26, 2016 | Ciência

O vinho tinto é uma bebida benéfica para a saúde. Ainda bem! Sabe-se que uma taça por dia protege o coração, mas as vantagens não param por aí. Por ser rica em antioxidantes, a bebida pode ser uma grande aliada às atividades físicas, tanto na recuperação do organismo quanto antes do treino.
Recentemente, foi lançado o Vinoxin, suplemento com polifenóis da casca de uva, voltado para atletas e feito em farmácias de manipulação. Pode ser encontrado em cápsulas e em sachê, que misturado em água, tem gostinho de um vinho suave – mas sem o álcool. Se ingerido antes dos exercícios, o Vinoxin pode dar energia para o atleta, pois promove a oxigenação muscular. Depois da atividade, o suplemento auxilia na recuperação das células, que tendem a se oxidar durante o processo.  

Shutterstock

Outros benefícios da bebida são a prevenção de doenças renais, proteção do sistema imunológico e auxílio na perda de peso. Sempre mantendo o consumo moderado, claro. De acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Barcelona, publicada no “The American Journal of Clinical Nutrition”, tanto o álcool quanto a uva ajudam a tornar o vinho um aliado a saúde. O álcool promove o aumento da substância interleucina-10, que diminui a inflamação das artérias, enquanto a uva e seus polifenóis contribuem para impedir o entupimento das veias. Uma taça por dia é suficiente para absorver o melhor do vinho tinto.