Tempestade solar pode soar como algo assustador, nos fazendo imaginar bolas de fogo caindo do céu. Mas, o fenômeno nada mais é do que uma descarga magnética do sol.
Descargas magnéticas são um fenômeno que gera grande radiação e a liberação de partículas e gases de altas temperatura e energia.
Em direção à Terra, as tempestades solares podem comprometer o funcionamento de satélites, redes elétricas e ainda representar consequências para o meio ambiente, como terremotos, furacões, tornados e até mesmo alterações nos comportamentos de alguns animais.
Tempestades solares: o que são e o que fazem
Originárias de grandes explosões na região central do sol, as tempestades produzem ondas que podem viajar a uma velocidade aproximada de 6 milhões de quilômetros por hora. As tempestades solares possuem diferentes intensidades, sendo classificadas em A, B e C (mais fracas), M para moderadas e X para as mais fortes.
De acordo com um estudo da Nasa sobre tempestade solar, o fenômeno, por influenciar campos magnéticos, poderia também atrapalhar o senso de direção natural de baleias, golfinhos e outros cetáceos que se locomovem sob auxílio de suas bússolas internas. O resultado seria a resposta para o encalhe dos animais em praias de todo o mundo.
Mistérios do universo
- Sol pode começar a enfrentar uma fase silenciosa: o que isso significa?
- Humanos são feitos de poeira de estrela: antiga teoria foi comprovada
- Extinção em massa pode acontecer na Terra: 1 mi de espécies devem sumir