Cientistas acreditam que até 2030 as temperaturas do planeta devem cair drasticamente e fazer a Terra entrar em uma “mini era do gelo”. Sim, o Brasil faz parte disso, mas como não tem invernos tão rigororos na maior parte do seu território, não vai sofrer como países do Hemisfério Norte.
O fenômeno está ligado à dimunuição da atividade do sol, detectada após a criação de um modelo que avalia o sol e consegue fazer previsões mais precisas.
Os estudos foram realizados a partir das manchas solares, considerando dados de 1976 até 2008. O ciclo desse evento é de 11 anos.
O que vai acontecer?
De acordo com os resultados das análises, a atividade do Sol vai dimunuir em até 60%, e vai deixar o planeta com condições parecidas com o que foi vivido no século 17, quando o rio Tâmisa ficou congelado na Inglaterra.
As pesquisas da Universidade da Nortúmbria, na Grã Bretanha, dizem que as propriedades do fenômeno serão parecidas com o Mínimo de Maunder, que ocorreu entre 1645 e 1715, quando a Europa e a América do Norte vivenciaram invernos congelantes.