Terremoto pode mudar temperatura e até cheiro da água: entenda como tudo acontece

Terremotos podem ter vários graus de intensidade e chamam a atenção quando, violentos, destroem casas, abalam estruturas e geram ondas gigantes.

Mas os abalos sísmicos são bem mais comuns do que você imagina: estima-se que cerca de 1 milhão de terremotos ocorrem por ano em todo o planeta e muitos deles passam despercebidos por apresentarem baixos pontos na escala Richter.

Impactos do terremoto: cheiro e temperatura da água

ShutterStock

Além de promover grande impacto visível, um terremoto pode até mesmo causar significativas perturbações na natureza, como alterar a temperatura e o cheiro das águas naturais das regiões onde ocorrem seus epicentros.

As mudanças na temperatura, no cheiro ou mesmo no sabor das águas subterrâneas após terremotos ocorrem porque as ondas sísmicas movimentam as rochas e a terra, que normalmente deixam estáveis gases e água geotérmica.

Como ambos permanecem nas camadas mais inferiores da Terra, quando se misturam com a água superficial na movimentação sísmica, fazem com que elas fiquem naturalmente mais quentes e com diferentes odores.

Fenômenos naturais