Estudiosos da Holanda tiveram uma ideia para tentar descobrir as preferências das macacas em relação aos machos: criaram uma espécie de “Tinder”, em que as fêmeas olham fotos dos macacos no cotidiano por um tablet e demonstram se têm interesse ou não. (Não, isso não é uma brincadeira).
Catálogo de macacos: como funciona?
A pesquisa do Apenheul Primate Park, uma reserva animal, e da Universidade de Leiden, ambos na Holanda, ajudou a entender as emoções dos macacos das espécies bonobos e orangotangos, que reagiram fortemente a fotos felizes dos seus pares.
Isso quer dizer que eles prestam atenção ao modo como o que o companheiro de espécie está e é muito importante para tentar melhorar o programa de reprodução desses animais, que já correm risco de extinção, como reportado pelo site de notícias do The Guardian.

Com duração de quatro anos, até agora o estudo já verificou a importância do uso da linguagem corporal para os macacos. Perceberam que quando a fêmea gostava do que estava vendo, ela tocava ou arranhava a tela. As primeiras evidências , testadas com a macaca Samboja, já mostraram que eles entendem que eventos positivos são atividades sexuais ou catação de piolhos, por exemplo.
Muitas vezes, os machos são levados para cruzar com as fêmeas, mas saem de lá sem nada acontecer, como explica a bióloga Thomas Bionda, da reserva, ao site de notícias holandesas NOS. “As coisas nem sempre dão certo no primeiro encontro”, conta ela.
Curiosidades de macacos
- Conheça Koko, a gorila que fala, chora, pinta quadros e adora assistir filmes
- Entenda como macacos “dirigem” cadeiras de rodas com a mente
- O que deu na Rússia para querer enviar Macaco em missão a Marte?