Uma Nova Ordem mundial, com uma elite bilionária e “iluminada intelectualmente” governando unida toda a população do planeta. Ah, e livre dos dogmas da Igreja Católica e de exércitos inimigos.
De modo geral, este seria o objetivo dos Illuminati (Iluminados, em latim), uma sociedade secreta que estaria em plena atividade, agindo nos bastidores para controlar o mundo.
Você com certeza já leu ou assistiu algo sobre os Illuminati, uma vez que esta é a teoria da conspiração mais popular dos últimos tempos. O best-seller “Anjos e Demônios”, de Dan Brown, além de inúmeros textos e vídeos na internet foram decisivos para esta popularidade.
Além de homens e mulheres de negócio ricos e influentes, políticos, artistas e até esportistas de destaque já estariam cooptados pela sociedade, transmitindo suas mensagens por meio de gestos enigmáticos em fotos, letras de música e grandes construções.
O que é fato histórico
Uma sociedade secreta batizada de Illuminati existiu de fato na Alemanha do século 18. Ela foi fundada pelo filósofo Adam Weinshaupt, que desejava diminuir a influência da Igreja Católica e dos governos vigentes sobre a população, instituindo um poderio dos “intelectualmente inspirados”. Vale lembrar aqui que esta era a época do iluminismo, uma corrente de pensamento que pregava a supremacia da razão e do conhecimento científico.
Os Illuminati cresceram bastante no Reino da Baviera, e acabaram sendo proibidos e perseguidos pelos governantes. Começou aí a lenda, uma vez que nunca se soube se eles de fato deixaram de existir ou se passaram a agir na clandestinidade em diversos países da Europa, e posteriormente, agindo na independência dos Estados Unidos.
Outras sociedades secretas, de fato, passaram a atuar, como a “Skull and Bones” (Crânio e Ossos), fundada nos Estados Unidos do século 19 por famílias ricas e influentes, dispostas a interferir nos rumos da nação.
A própria Maçonaria, uma influente rede de sócios que atuam nos bastidores de diversos movimentos políticos e sociais, também teria estreitos laços com essas sociedades “iluminadas”.
A teoria da conspiração
Para muitas pessoas (entre elas alguns estudiosos), os Illuminati seguem em plena ação, e estariam por trás de diversos fatos que alteraram os rumos da história. Estes teóricos veem sinais dos Illuminati em gestos de pessoas famosas, como Beyoncé e Barak Obama, em obras antigas e modernas, como a Estátua da Liberdade e as pirâmides dos cassinos de Las Vegas, e mesmo na nota de um dólar (repleta de símbolos da sociedade secreta, como a pirâmide com o “olho que tudo vê”).
E nós, como devemos nos posicionar frente a esta teoria? Dar de ombros e sorrir, levando tudo na brincadeira? Ou acreditarmos em tudo? A escolha é só sua, mas talvez uma boa dica esteja no velho ditado: “Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem…”
Mais mistério? 10 curiosas organizações secretas que você deve conhecer