Você gosta de dormir tarde? Saiba o que isso diz sobre sua inteligência

Se você é daqueles que vão dormir e acordam tarde, ou pelo menos, gosta de fazer isso, saiba que faz parte do rol das pessoas mais inteligentes que existem.

As pesquisas sugerem que atividades noturnas eram provavelmente raras na época dos nossos ancestrais. Então, com a evolução da inteligência e das atividades realizadas de noite, a hipótese é de que indivíduos mais inteligentes tendem a ter mais hábitos noturnos do que os menos inteligentes.

A análise foi feita pela Escola de Economia e Ciêcias Políticas de Londres, a partir do Estudo Nacional da Saúde do Adolescente dos Estados Unidos (Add Health) e  leva em consideração o ritmo circadiano, um ciclo diário de atividades que todos os seres vivos possuem.

Relógio biológico do sono

Shutterstock

Também chamado de relógio biológico, ele permite que o organismo antecipe ou se prepare fisicamente para as mudanças ao longo do dia, garantindo que o organismo faça a coisa certa, na hora que precisa ser feita.

Para muitos mamíferos, o tempo de sono e de despertar está em sincronia com o ciclo circadiano, mas os humanos, em especial, possuem a habilidade de alterar este relógio biológico, por isso que existem pessoas que ‘funcionam’ melhor pela manhã e outras à noite.

Diferentemente de outras espécies (que não possuem visão noturna), os seres humanos têm recursos que os permitem viver durante a noite, no escuro. A vida noturna passou a ser algo comum a partir da evolução da inteligência do homem. As únicas rotinas que se tem registro em sociedades mais antigas é de pessoas visitando e conversando com outras durante o período noturno.

Shutterstock

Esses estudos levaram a construção da hipótese chamada Savanna-IQ, que sugere que os indivíduos mais inteligentes levantam e vão dormir mais tarde do que os menos inteligentes. A partir de pesquisas realizadas com estudantes de diversas faixas etárias, se chegou à conclusão de que os indivíduos com o QI mais alto vão para a cama mais tarde, apesar da diferença entre eles ser de minutos.

O horário fica ainda mais tarde quando se trata dos finais de semana e também do horário de sair da cama. É claro que vários fatores podem influenciar. Pessoas mais velhas e que possuem mais atividades ao longo do dia tendem a ir para a cama mais cedo, por exemplo.

Quer recuperar o sono perdido? Dormir a mais nos dias livres é inútil e faz mal, comprovam estudos