Escovar os dentes é parte de um ritual. Às vezes nem prestamos atenção na forma em que seguramos a escova ou na movimentação para deixar a boca limpa, quem dirá parar pra pensar na cor dos quadradinhos que ficam no tubo da pasta de dente.
Mas, por muito tempo, especulou-se um significado.
O que já disseram?
Muitas marcas se diferenciam, além do processo químico, pela cor que optam por esses quadradinhos.
Há alguns anos espalhou-se a teoria do significado deles:
- Verde: natural
- Azul: medicina natural + medicinal
- Vermelho: natural + composição química
- Preto: química pura

Mistério resolvido
Apesar de parecer fruto de uma conspiração, já que as cores podem diferenciar de uma marca para outra, os quadradinhos da pasta de dente são apenas característica de um produto industrializado.
Assim como se percebe elementos de uma embalagem da Tetra Pak, por exemplo, marcas como Colgate, Oral B, Close-Up e muitas outras usam esses quadrados como parte do processo de fabricação de embalagem.
Isso é conhecido como ‘eye mark’ (‘marca de olho’), que faz com que sensores percebam quando devem cortar, dobrar ou prensar cada tubo de pasta de dente.
“A diferença nas cores acontece porque elas são impressas de acordo com a tonalidade mais forte usada na hora de embalar”, explicou Jaime Cury, professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Essas marcas servem para que as máquinas saibam onde devem fechar as embalagens”. Ou seja, “não têm nada a ver com o produto ser natural ou químico”.
Cuidado com as embalagens: Há uma substância nelas que faz mal à saúde; veja o que é