Você sabia que existe um pedaço da Rússia bem no meio da Europa? Entenda por quê

Na região Nordeste da Europa existe um pequeno território entre a Polônia e a Lituânia que é considerado um pedaço da Rússia. Com 15 mil km², pouco mais que o dobro do tamanho do Distrito Federal, Kaliningrado tornou-se um estado russo depois que o Exército Vermelho do então ditador Josef Stálin dominou a cidade, em 1945.  

Antes de ser território russo, a população de Konigsberg, (nome da antiga área que pertencia à Prússia Oriental, um estado alemão) havia sido expulsa pelo exército soviético. 

Konigsberg serviu como rota para invadir a Alemanha e ajudar a acabar com a 2ª Guerra Mundial.

Com o fim da guerra, a União Soviética tomou o estado e decidiu pavimentar um local cheio de destroços.

Os anos se passaram, e com a queda do bloco soviético, a região tornou-se uma ilha russa enclausurada, mas ainda considerada importante, principalmente por conta de sua localização.

Wikimedia Commons

Cidade da Prússia

Antes de ser tomada pelos russos, a região da Prússia Oriental abrigou a cidade de Konigsberg, fundada pelos Cavaleiros da Ordem Teutônica, da Igreja Católica, durante a era das Cruzadas, no século 13.

Tanto habitantes da Lituânia quanto da Prússia povoaram a cidade. No século 16, Konigsberg tornou-se capital da Prússia, que com o tempo passou a ter o alemão como língua e cultura predominantes.

Konigsberg ficou conhecida por ser a cidade natal do filósofo Immanuel Kant (1724-1804), ainda bastante influente por seu conceito de racionalismo nos dias de hoje.

Em seu auge, Konigsberg foi considerada uma cidade próspera, com forte desenvolvimento econômico sustentado pela produção de alimentos (cereais e legumes) e materiais como linho e madeira.

Por volta de 1939, antes de ser invadida, a cidade tinha uma população de 350 mil pessoas – mais ou menos 1/3 do total de habitantes da cidade de São Paulo na época.

Wikimedia Commons

História de Kaliningrado

No começo da 2ª Guerra Mundial, Adolf Hitler e Stalin assinaram um tratado de não-agressão entre Alemanha e União Soviética. Com a pretensão de estender ainda mais o território alemão, o líder nazista quebrou o tratado em 1941, invadindo parte da União Soviética em busca de derrotar Stalin – uma tentativa malsucedida que deixou o líder soviético furioso.

Percebendo o enfraquecimento da Alemanha na guerra, Stalin ordenou um ataque a Hitler. Uma das regiões favoráveis a esse ataque estava exatamente no local onde ficava Konigsberg.

Após a derrota da Alemanha e a tomada dos soviéticos, Stalin renomeou a cidade para Kaliningrado, em homenagem a um amigo pessoal, Mikhail Kalinin.

A cidade está localizada em uma região estratégica, principalmente por manter a frota russa perto do mar Báltico, que conecta a países nórdicos importantes, como Suécia e Dinamarca. Atualmente, possui cerca de 940 mil habitantes, 85% deles de origem russa.

Rússia: curiosidades intrigantes