Considerado um dos animais mais inteligentes do mundo, com vida sexual parecida com a de humanos e capacidade de comunicação impressionante, o golfinho chama a atenção de cientistas e curiosos por suas características surpreendentes. E você sabia que, em um passado distante, eles até caminhavam?
Há aproximadamente 50 milhões de anos, um animal chamado indohyus começou a se adaptar à vida aquática e, com o passar do tempo, evoluiu para a espécie cetácea, que compreende baleias e golfinhos.
Golfinhos tinham pés e podiam caminhar fora da água

De acordo com um estudo da Universidade de Ohio, EUA, publicado na revista científica Nature, o indohyus foi, provavelmente, o elo entre os mamíferos de terra e de água.
O animal, como você pode ver na imagem acima, não se parece em nada com os golfinhos ou as baleias que conhecemos hoje, mas era bastante semelhante às primeiras espécies de cetáceos.

O indohyus pertencia a mesma ordem de mamíferos que gerou animais como o camelo, o porco e o hipopótamo, sendo pés com dois ou três dedos uma das características mais marcantes da espécie.
A tese mais considerada atualmente é a de que o indohyus teria aproveitado sua composição corporal propícia para se locomover com velocidade na água, que facilitava a fuga contra predadores. Quando seu habitat mais frequente passou a ser a água, passaram então a desenvolver comportamentos de alimentação aquática.
Curiosidades científicas sobre os animais
- Veneno da cobra mais perigosa do mundo mata em 20 minutos
- Como é possível que vaga-lume acenda a luz? Explicação é química
- Entenda por que pinguins ficam para sempre com o mesmo parceiro