Você vai se surpreender com a origem das quadrilhas de festas juninas; veja mais

A quadrilha junina, também chamada de quadrilha matuta (do interior) ou quadrilha caipira, tem uma origem bem peculiar e inesperada: ela veio da Europa.

Origem da quadrilha junina

A dança surgiu das antigas danças populares da região rural da França (Normandia) e da Inglaterra e era característica da elite desses países.

Segundo a bibliotecária Lúcia Gaspar, da Fundação Joaquim Nabuco, a coreografia era a preferida para abrir os bailes da corte.

shutterstock

Nascida no século 18, a dança de salão era composta por quatro casais (daí o “quadrilha”) e constituía a chamada “contredanse française”, uma adaptação da dança country inglesa, explica a pesquisadora Maria Amália Giffoni.

A quadrilha junina brasileira

Acredita-se que a quadrilha chegou no Brasil pelo Rio de Janeiro, por volta do ano de 1820. E passou por um processo de mistura de culturas, principalmente com a nordestina.

A dança gira em torno de um evento: a comemoração do casamento antecipado (e forçado pelos pais) de uma noiva que fica grávida antes das núpcias.

istock

O enredo desenvolvido durante a quadrilha é inspirado na letra original, com alguns aspectos alegóricos, humor e carregado de sotaque.

Ao contrário do que se pensa, a quadrilha não é só dançada na época da festa junina. Existem grupos profissionais que se apresentam em festas e concursos até setembro, como o Grupo Parafolclórico Quadrilha Junina Pau Melado, e a Liga Independente de Quadrilha Junina do Distrito Federal e Entorno, por exemplo.

Mais história: É mês de festa junina! Conheça sua tradição e origem