9 lugares que são visitados graças aos seus moradores famosos (que já morreram)

por | out 3, 2016 | Mundo

Alguns famosos marcaram tanto a história mundial e a vida de seus fãs que o lugar onde eles nasceram ou moraram acaba virando ponto turístico. Quando a celebridade está morta, a curiosidade sobre seus últimos dias e como era seu dia a dia parece crescer ainda mais.

Por isso, a casa, o bairro e até o túmulo de artistas, políticos e cientistas formam esta lista de 9 lugares que atraem ainda mais visitantes por conta de seus “filhos famosos”. Você já pensou em conhecer a casa (foto acima) em que o inventor Leonardo da Vinci passou os últimos três anos de sua vida, na França, por exemplo? Veja este e mais outros destinos na lista a seguir.

Pontos turísticos de famosos que já morreram

Casa de Amy Winehouse, em Londres

Getty Images

A cantora Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa em Camden Town, em Londres, em 2011. Alvo fácil dos paparazzi, ela circulava com frequência pelo bairro, conhecido pelos bares e cultura alternativa. Dona de uma voz incomparável, ela se tornou um símbolo do local. As visitas à porta de sua casa são discretas, mas deixam os fãs ainda muito emocionados ao lembrar sua meteórica trajetória.

Casa Azul de Frida Kahlo, no México

Shutterstock

A dor e o amor da pintora mexicana Frida Kahlo parecem estar em cada parede da Casa Azul, espaço que ela morou com o marido Diego Rivera de 1929 a 1954. O local é aberto à visitação e atrai milhares de turistas que visitam os cômodos do espaço e ainda veem as pinturas do casal. 

Vai lá: Museu Frida Kahlo (em espanhol)

Túmulo de Evita Peron, em Buenos Aires

Shutterstock

O cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, recebe muitas visitas por conta da arquitetura do local e porque abriga o túmulo de Evita Peron, líder política que foi muito admirada na Argentina. 

Casas de Pablo Neruda, no Chile

Shutterstock

O poeta chileno Pablo Neruda transmitia sua arte também em suas casas. Por isso, La Chascona, em Santiago, La Sebastiana (foto), em Valparaíso, e Isla Negra, em El Quisco, são pontos de visita de turistas que se encantam com os objetos pertencentes ao artista.

Vai lá: La Chascona, La Sebastiana, Isla Negra.

Casa de José Saramago, na Espanha

Nuestra biblioteca es un paraíso de luz, silencio e inspiración para quienes la visitan. Las frases más repetidas,…

Publicado por A Casa José Saramago em Quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O lugar em que o escritor português começou a escrever “Um ensaio sobre a cegueira” reúne muitos elementos de sua personalidade. O relógio da sala é um dos objetos mais marcantes da casa, aberta à visitação: ele marca sempre 16h, hora em que Saramago conheceu a esposa Pila del Río. A casa fica no município de Tías, em Lanzarote, na Espanha.

Vai lá: Casa de José Saramago 

Casa de Fernando Pessoa, em Lisboa

[PT] No âmbito das Jornadas Europeias do Património, as visitas de dia 24 de Setembro, próximo Sábado, são duas e…

Publicado por Casa Fernando Pessoa em Quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Fernando Pessoa viveu na casa nos seus últimos 15 anos de vida (1920 a 1935). São expostos seus objetos pessoais, como óculos, máquina de escrever e bloco de notas. A biblioteca e o quarto de Pessoa são os pontos mais procurados pelos turistas. As paredes da casa são repletas de frases do poeta e ainda há uma sala chamada de “Sonhatório” com conteúdo multimídia.

Vai lá: Casa Fernando Pessoa 

Solar de Leonardo da Vinci, na França

Publicado por Château du Clos Lucé em Segunda-feira, 7 de julho de 2014

Publicado por Château du Clos Lucé em Sexta-feira, 6 de junho de 2014

Clos Lucé é um solar que abrigou inventor, artista e cientista Leonardo da Vinci no século 16, até sua morte.

Agora, o espaço abriga um museu com referências às peças do inventor, além da história da região. O parque do palácio também é um atrativo aos turistas.

Vai lá: Chateau du Clos Lucé (em inglês) 

Casa de Nelson Mandela, em Johannesburgo

Getty Images

Nelson Mandela viveu nesta casa em Soweto, Johannesburgo, na África do Sul de 1946 a 1990. O lugar é um museu que conta com fotos e documentos do líder africano. Este, aliás, é um dos pontos que homenageiam Mandela e sua história de luta pelos direitos dos negros: os turistas ainda podem ver praças e esculturas em sua homenagem e a ilha em que ele ficou preso por 17 anos. 

Vai lá: Casa Nelson Mandela (em inglês) 

Casa de João Paulo II, na Polônia

Publicado por Muzeum Archidiecezjalne Kardynała Karola Wojtyły w Krakowie em Sábado, 28 de abril de 2012

O papa polonês João Paulo II ficou imortalizado por seu carisma e envolvimento com a comunidade católica. Por isso, muitos religiosos vão à Cracóvia, na Polônia, visitar a casa onde ele cresceu – que, agora, abriga peças e documentos que revisitam sua trajetória de vida. Ainda estão disponíveis áudios com seus discursos e pregações.

https://www.facebook.com/MuzeumArchidiecezjalneKrakow/photos/a.288839021198750.67883.288838824532103/288839024532083/?type=1&theater

Vai lá: Museu Arquidiocesano de Cracóvia (em inglês) 

Mais lugares para visitar