Um fenômeno inesperado irá tomar os céus em alguns dias. É a chuva de meteoros Tau Herculídeas, um evento que acontecerá no fim deste mês e poderá trazer um espetáculo visual aos espectadores. Veja mais detalhes do evento.
Chuva de meteoros surpreende em maio
A chuva de meteoros Tau Herculídeas surpreendeu os astrônomos com sua chegada. Segundo análise do portal científico Universe Today, a chuva poderá ser a mais forte desse sistema em gerações, ou simplesmente passar pelos céus sem grandes efeitos.
A previsão é de que passem um máximo de mil meteoros por hora. A primeira vez que essa chuva foi captada foi em 1930, do Hamburg Observatory, quando foi identificada sua fonte: o cometa periódico 73P/Schwassmann-Wachmann.
Um cometa, quando viaja próximo ao sol, deixa rastros de poeira que atravessam o Sistema Solar. Se há um planeta em seu caminho, como a Terra, uma chuva de meteoros acaba se manifestando, como é o caso deste evento.
https://www.instagram.com/p/CdLxgcYMJZj/
Fragmentos do cometa 73P foram captados posteriormente pelo telescópio Hubble e pelo Spitzer Space, em 2006. Entretanto, esses meteoros Tau Herculid não costumam ser tão aparentes.
O evento, que terá visibilidade no Brasil, acontecerá na madrugada de 31 de maio. De acordo com o professor e astrofísico Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, integrante do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, o auge da observação está previsto em torno das 2 horas da madrugada.
Para observar a chuva de meteoros, é necessário olhar na direção norte, “aproximadamente a um terço do caminho entre o horizonte e o alto do céu”.