Meghan Markle deu à luz seu primeiro filho nesta segunda-feira (6) e embora ela e o príncipe Harry ainda não tenham revelado muitas informações sobre a criança, já sabemos que o descendente do casal não é príncipe – ao menos a princípio. Mas, por ser menino, ele com certeza terá outro título (que uma menina não teria).
Mas há algumas condições para que tudo isso aconteça. Entenda a seguir!
Por que filho de Meghan e Harry não é príncipe?
Ao contrário do que muitos pensam, para ser príncipe ou princesa, não basta ser filho de um membro da família real. Existem várias regras para herdar um título de nobreza.
Nem mesmo Harry nasceu príncipe, pois existe uma regra que só garante a herança do título a um membro da família real caso ele seja filho do rei ou primeiro filho do primeiro filho do rei, como nos casos dos príncipes Charles e William.
Antes de se casar com Meghan, Harry era um plebeu e só foi nomeado como duque de Sussex após o casamento.
Qual o título do bebê, então?
O bebê nasceu plebeu. Mas, como o primeiro filho do casal é do sexo masculino, deverá ser um duque.
Mas isso só acontecerá no futuro, já que só receberá títulos de nobreza quando eventualmente se casar, assim como aconteceu com seu pai.
Mas ele ainda poderá ser um príncipe no futuro..
É possível que o primogênito de Meghan e Harry ganhe o título da bisavó, a rainha Elizabeth. Ela pode concedê-lo assinando uma carta-patente que modifica as leis e inclui o bebê como príncipe.
E tudo indica que a soberana faça isso em breve, já que ela concedeu os títulos às netas Eugenie e Beatrice, aos bisnetos, filhos de Kate Middleton e príncipe William, George, Charlotte e Louis e até mesmo a Harry.
O novo bebê real só não receberá o título caso os pais não desejem, como no caso de Zara Tindall, outra neta da rainha, que não faz questão de ser princesa.
Linha de sucessão: posição do filho de Meghan e Harry

Em 2013, a rainha Elizabeth aprovou a Lei de Sucessão da Coroa, que estabelece que a chegada ao trono não é determinada por gênero, mas sim por descendência e ordem de nascimento.
Com isso, o filho de Meghan e Harry é o sétimo na linha de sucessão ao trono real britânico, mas as chances de ele se tornar rei são mínimas.
Isso se deve à grande sequência da linha de sucessão ao trono, que é a seguinte: príncipe Charles, príncipe William, príncipe George, princesa Charlotte, príncipe Louis, príncipe Harry e só depois, seu filho.