Sebastião Salgado é o fotógrafo mais famoso do Brasil e um dos maiores do mundo. O profissional ficou conhecido por retratar problemas sociais, sendo que um de seus trabalhos mais marcantes foi Serra Pelada, de 1990, em que fotografou o então maior garimpo do planeta.
Sempre preocupado com problemas sociais e ambientais, ele fundou um instituto que visa recuperar ecossistemas, um deles foi um imenso reflorestamento, que Sebastião fotografou e impressionou com o antes e depois. Veja:
Sebastião Salgado mostra antes e depois de reflorestamento
Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944, Sebastião é formado em economia e aprendeu a fotografar em uma agência internacional.
Há pouco mais de uma década, o fotógrafo se viu diante de um cenário de degradação ambiental em que se encontrava a antiga fazenda do Bulcão, adquirida pela família, na cidade mineira onde ele nasceu, e decidiu que iria recuperar a área.

Foi então que, em abril de 1998, Sebastião e a mulher, Lélia, fundaram o Instituto Terra dedicada ao desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce.
O primeiro objetivo da organização era recuperar 608,69 hectares de Mata Atlântica da fazenda, que estava totalmente degradada.

O primeiro plantio foi realizado em dezembro de 1999 e até agora, o casal já viabilizou o plantio de mais de 2 milhões de mudas e recuperou 90% da área.
Sebastião Salgado fotografou o local em 2001 e em 2019 e o resultado do antes e depois não só impressiona, como emociona. Veja:
https://www.facebook.com/InstitutoTerraOficial/photos/a.307337556052135/2031555400297000/?type=3&theater
De acordo com o fotógrafo, o reflorestamento não só fez bem ao meio ambiente, como melhorou sua vida também.
Em 2013, Sebastião Salgado deu seu depoimento no TED Talk – famoso ciclo de palestras inspiradoras – e contou que, quando começou a tratar da área, ela estava tão devastada e doente quanto ele e esse contato com a natureza restaurou a floresta e sua vida.
De acordo com informações do Instituto Terra, por conta da atuação da organização, mais de 7.000 hectares de áreas degradadas estão em processo de recuperação na região e mais de 4 milhões de mudas de espécies de Mata Atlântica já foram produzidas em seu viveiro para abastecer os plantios.
Tanto trabalho rendeu efeito inspirador. Veja a fazenda Bulcão hoje:

Recuperação do meio ambiente
- Em 2 meses, cientista despoluiu lagoa por completo usando nanotecnologia
- Buraco na camada de ozônio está diminuindo: o que está ajudando?
- Esponja pode ser capaz de absorver vazamento de petróleo no mar: veja