A companhia aérea Gol anunciou que pretende adicionar à sua malha aérea uma frota própria de 250 “carros voadores”, que passariam a operar no Brasil a partir de 2025.
Os veículos, tecnicamente chamados de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), serão do modelo VA-X4, considerado o mais avançado da atualidade, fabricados pela empresa britânica Vertical Aerospace.
Como deverá funcionar o “carro voador” da Gol
De acordo com o comunicado divulgado pela Gol, os táxis aéreos podem transportar até quatro passageiros e um piloto. O carro voador pode atingir uma velocidade máxima de 320 km/h e alcançar distâncias de até 160 km.
Today, we announced that we have partnered with @VoeGOLoficial and Grupo Comporte to commercialise an eVTOL ride sharing platform in Brazil. The agreement also includes commitments to purchase or lease up to 250 VA-X4 #eVTOL aircraft. Read more here: https://t.co/hOTath4r0a pic.twitter.com/AKoFtdmY0o
— Avolon (@avolon_aero) September 21, 2021
Ainda segundo a companhia aérea, a intenção é reforçar a estratégia de investimento no mercado regional de transporte aéreo, abrindo novas rotas e passando a atender mercados domésticos.
O próximo passo da empresa é realizar um estudo de viabilidade do projeto em um processo que deve contar com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), além de outras autoridades aeronáuticas brasileiras e estrangeiras.
A expectativa é que a certificação do VA-X4 seja finalizada até 2024, permitindo a estreia da frota de “carros voadores” para 2025.