Em um acordo internacional envolvendo o governo da França e dos Emirados Árabes Unidos, a capital árabe irá abrigar uma espécie de filial de um dos museus mais famosos do mundo. O Louvre Abu Dhabi deve abrir as portas em 11 de novembro de 2017, dez anos após o acordo que inclui empréstimo do nome e de parte do acervo francês.
Com a proposta de ser um “museu universal focado em compartilhar histórias humanas através de civilizações e culturas”, como diz um informe no site do Louvre original, o que deve impressionar o mundo inteiro é a arquitetura do lugar.
Louvre de Abu Dhabi tem arquitetura impressionante
Projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, somente a cúpula do museu pesa 7,5 toneladas. Para se ter uma ideia, das 10,1 toneladas totais da Torre Eiffel, 7,3 toneladas correspondem à estrutura metálica do ponto turístico parisiense.
A doma foi feita para que visitantes tenham a sensação de uma “chuva de luz”, “inspirada nas sombras de palmeiras sobrepostas nos oásis preciosos dos Emirados Árabes Unidos”, segundo o site oficial do Louvre Abu Dhabi.
Localizado na Ilha Saadiyat, na costa de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, o museu fica numa porção de terra que invade os limites do mar. Se trata, portanto, de uma ilha artificial projetada e construída somente para abrigar o lugar.
Internamente, o espaço abrigará 23 galerias permanentes de exposições, museu infantil, auditório, restaurantes, lojas e um centro de pesquisa. O acordo com o Louvre original para uso do nome e empréstimo de obras tem duração de 30 anos.
Mais lugares do mundo
- Ponte mais fotogênica do mundo usa espelho d’água para formar portal
- Melhor resort de praia da América do Sul fica no Brasil
- Quem ama futebol vai se surpreender com 10 estádios magníficos