Fundado em 29 de setembro de 1884, dia dedicado a São Miguel pelo missionário frei João do Amor Divino, o povoado de Gostoso, no Rio Grande do Norte, recebeu a denominação curiosa não exatamente por causa de um santo, mas sim de um pitoresco morador da região.
De onde vem o nome de São Miguel do Gostoso
De acordo com o site do IBGE, no dia de sua fundação, o missionário frei João do Amor Divino colocou um cruzeiro Praia do Maceió, onde seria Gostoso futuramente, para marcar a data.
O local foi usado inicialmente como ponto improvisado de celebração de missas, batizados e casamentos e, depois, seria utilizado como cemitério.

O nome Gostoso vem de um vendedor ambulante que vivia na localidade e que, por viajar frequentemente, era considerado um homem bem informado e que sempre trazia notícias de outras regiões.
Era comum que os outros habitantes do povoado aguardassem ansiosamente sua chegada para se atualizar das novidades e ouvir suas histórias, sempre acompanhadas de uma risada contagiante e… gostosa.

E foi justamente por causa de seu riso característico que o famoso vendedor ficou conhecido por “Seu Gostoso”. Rapidamente, o nome se espalharia e passaria a denominar o novo povoamento.
Em 1899, Miguel Félix Martins, um dos primeiros moradores da região, inaugurou uma igreja para pagar uma promessa a São Miguel, que passou a ser o padroeiro da comunidade. Com a igreja erguida e a devoção ao santo padroeiro, o povoado foi sendo chamado, naturalmente, de São Miguel do Gostoso.
Belas praias no Brasil e no mundo
- Praia mais linda do mundo é cercada por paredões, cavernas e água azul
- 7 praias baratas para conhecer ao redor do mundo. Duas ficam no Brasil
- Fotos: praias mais lindas do mundo ficam em país que ninguém imagina