Além do aumento das temperaturas e do derretimento de geleiras, a elevação dos níveis dos mares é um dos impactos mais óbvios provocados pelo aquecimento global.
E se você ainda acha que o fenômeno é algo muito distante, que afeta apenas as regiões mais remotas, precisa saber que Santos, no litoral de São Paulo, é uma das cidades que corre riscos de ser “engolida” pelo oceano.
Aumento do nível do mar pode “engolir” Santos
De acordo com reportagem do jornal Diário do Litoral, o mais recente relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) indica que o aumento do nível do mar pode chegar a 2,5 metros até 2100.
Isso significa que, até o final desse século, vários bairros de Santos podem ser “engolidos” pela água, obrigando a evacuação de parte da população.
A linha costeira brasileira é mais vulnerável a sentir os impactos do aumento do nível do mar porque é gigante e com alta densidade demográfica, explica a pesquisadora Célia Regina de Gouveia Souza, do Instituto Geológico de São Paulo.
Em entrevista ao jornal, José Eustáquio Diniz Alves, doutor em Demografia, afirmou que a chance de ocorrerem inundações em cidades litorâneas, como Santos, é real e que essas regiões podem “passar por um agravamento dos desastres provocados pelos choques das ondas sobre as malfeitorias da civilização”.
Em Santos, as últimas ressacas se comportaram de maneira um pouco mais agressiva do que se via há cerca de 10 ou 20 anos, informa a reportagem.