Pela primeira vez na história, Papa Francisco nomeia 3 mulheres para comitê no Vaticano

por | jul 13, 2022 | Mundo

O Papa Francisco fez história no Vaticano. Em feito inédito, o pontífice escolheu três mulheres para compor seu comitê de decisões, um grupo seleto que era formado unicamente por homens há séculos.

Mulheres integram conselho do Papa no Vaticano

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (13) três mulheres para integrar o conselho do Papa, um comitê historicamente ocupado somente por homens. A ação demonstra um esforço do pontífice por mais igualdade em oportunidades de liderança na igreja católica.

As nomeadas foram as freiras Raffaella Petrini — atual governadora da Cidade do Vaticano, que também fez história como a primeira no cargo —, Yvonne Reungoat — vigária e conselheira de comunidades internacionais em Roma —, e a advogada Maria Lia Zervino, que chefia a associação das organizações de mulheres católicas.

Papa Francisco recebeu a governadora Raffaella Petrini em evento no Natal de 2021.
FILIPPO MONTEFORTE/AFP via Getty Images

A formação anterior, que conta com cardeais de todo o mundo, foi formada por Francisco em 2013, assim que assumiu o pontificado. Segundo informações do UOL, o Vaticano declarou na época que a iniciativa do conselho era aconselhar o Papa no governo da igreja e em ações administrativas. Ao todo, o grupo conta com 14 pessoas e é responsável por funções vitais ao funcionamento do Vaticano, como aconselhar o pontífice na escolha de novos bispos ao redor do mundo.

O Papa Francisco já tinha declarado que gostaria de nomear mais mulheres ao alto escalão do Vaticano. O movimento começou em 2021, quando o líder religioso nomeu a freira Alessandra Smerilli para o segundo posto no escritório de desenvolvimento do Vaticano, cargo que trata temas como justiça e paz mundial.

Fé e inspiração