Por que se usa tapete vermelho nas cerimônias de premiação?

Um dos momentos mais emocionantes nas cerimônias de premiação é quando os artistas aparecem no tapete vermelho.

Todos aguardamos para ver a caminhada através dele e observamos cuidadosamente seus trajes, vestidos, joias e palavras que dizem à imprensa. Sem dúvida, podemos dizer que as celebridades estão debaixo de nossa lupa constantemente e que o tapete vermelho representa fama e sucesso. 

Tapete vermelho nas premiações: primeiros usos

A primeira referência histórica a um tapete vermelho está na peça Agamemnon, de Ésquilo, escrita no ano 458 a.C., na Grécia Antiga.

Quando o Rei chega após vencer a Guerra de Troia, sua esposa oferece uma caminhada em um tapete vermelho. No entanto, ele se recusa, porque esses luxos eram reservados para os deuses.

Durante a Renascença, eles se tornaram populares em frente aos tronos ou em salas onde a realeza se reunia, o que podemos observar nas pinturas da época. No século 19, foi popularizado para receber presidentes ou figuras de importância.

Tapete vermelho no Oscar

A Academia começou a usar o tapete vermelho na premiação do Oscar Awards em 1961. Foi neste momento que ele começou a ter um significado maior entre celebridades e estrelas de cinema. Antes disso, era apenas cerimonial, para momentos importantes da política.

Em 1966, o Oscar começou a ser transmitido em cores, permitindo que os telespectadores reconhecessem o tapete famoso, e estabelecendo o objeto como símbolo. Desde então, tornou-se um dos mais importantes desfiles para a moda.

Atualmente, é usado para vários prêmios, incluindo os Globos de Ouro e os Prêmios BAFTA. Em todos os eventos onde há reconhecimento do cinema ou da música, não pode faltar o famoso tapete vermelho.

Você conhecia a história do tapete vermelho?

Traduzido do artigo original escrito por Katia Silveira, do VIX Espanhol

Mundo de glamour das celebridades