Preparar macarrão com molho bolonhesa no almoço de domingo faz parte da tradição da família brasileira, certo? E tudo indica que essa iguaria veio diretamente da Itália, mais especificamente de Bolonha…E é aí que está o erro.
O preparo do espaguete à bolonhesa não é nem de longe tradicional na cidade italiana, e o prefeito usou as redes sociais para denunciar, como ele mesmo falou, essa “fake news”.
Espaguete à bolonhesa não existe: o que disse prefeito de Bolonha
Atire a primeira pedra quem nunca pensou estar colocando um “pé na Itália” ao fazer espaguete com ragu de carne bovina (ou com carne suína) ou, no nosso jeitinho mesmo, carne moída.
De forma bem humorada, o prefeito de Bolonha, conhecida como a capital gastronômica da Itália, Virginio Merola, explicou que o preparo é uma farsa. Ele publicou um anúncio de “espaguete à bolonhesa” que viu em Londres e resolveu conclamar a população para combater essa fake news:
Cari cittadini sto collezionando foto di #spaghetti alla bolognese in giro per il #mondo, a proposito di fake news. Questa arriva da #Londra. Se potete inviatemi le vostre 😉 Grazie! pic.twitter.com/3NnDfTQl0V
— Virginio Merola (@virginiomerola) February 25, 2019
“Queridos cidadãos, estou coletando fotos de espaguete à bolonhesa ao redor do mundo para dizer que é fake news. Essa veio de Londres, por favor, me mande fotos de vocês. Obrigado”.
De fato, o molho bolonhesa veio de lá. Mas ele é servido com tagliatelle, tortelline e lasanha, ou seja, com outros tipos de massa.
Bem, o que acontece é que, com a globalização gastronômica, uma adaptação ou outra acaba acontecendo. Isso não significa que a gente deva abandonar uma mistura tão boa, né?
https://media.giphy.com/media/d3pWSdgsKTfpBamY/giphy.gif
Comidas pelo mundo
- 17 restaurantes exóticos do mundo: você vai ficar sem palavras
- 8 pratos mais caros do mundo: até sushi com pedras preciosas
- 6 lugares do mundo para quem ama comer: lista para visitar