Que roupa é essa que esposa de jogador da Copa usa e tem significado especial?

https://www.instagram.com/p/BcCqwyIg-Qk/

A Albânia, país europeu situado na península Balcânica, tem uma cultura pouco conhecida por nós, brasileiros. Mas Copa do Mundo nos aproximou um pouco mais da nação por causa de um gesto de um jogador da Suíça, Granit Xhaka, e das postagens de sua esposa, Leonita Xhaka, cujos trajes suntuosos estão chamando atenção.

Dança e roupa albanesa de Leonita Xhaka

Durante a Copa do Mundo, a cultura albanemse esteve sob os holofotes por conta de um gesto que o jogador Granit Xhaka, que defende a Seleção da Suíça, fez após um gol contra a Sérvia: com as mãos, ele formou o símbolo de uma águia negra de duas cabeças, que está na bandeira albanesa.

O momento causou um desconforto por questões geopolíticas, mas também é um emblema do patriotismo de Xhaka, que é filho de pais do Kosovo.

Explicamos: Kosovo tem boa parte de sua população da Albânia e declarou independência de maneira unilateral em 2008 da Sérvia. Daí veio a punição da Fifa ao jogador, por proibir manifestações políticas no torneio.

https://www.instagram.com/p/BkVxfRWlQNM/

A mulher do jogador, Leonita Xhaka, que tem família albanesa, também não esconde o orgulho que tem das tradições da Albânia.

Em algumas publicações das redes sociais, ela aparece vestindo roupa luxuosa típica do país e dançando em uma festa cheia de glamour como madrinha de casamento de sua cunhada Arbnora Nuredini ao lado de mais algumas mulheres.

No evento, ela está vestindo uma roupa branca, com calça e camisa fluidos e um colete feito à mão dourado por cima. Leonita também fez uma maquiagem que destaca sua beleza e prendeu os cabelos em um penteado com uma coroa.

Tradição albanesa

https://www.instagram.com/p/BiJhO2xAc3Z/

Este tipo de traje é muito comum entre a população da Albânia, que traz fortes influências do império bizantino, e usá-lo traz um significado ainda mais importante para quem é albanês.

Leonita até escreveu em uma das publicações como se vestir desta forma, bastante luxuosa, é representativo para seu povo: “Embora eu tenha nascido e crescido fora do estado de Kosovo, as tradições albanesas não são esquecidas, e devem ser guardadas para sempre, tenho orgulho de ser albanesa de sangue e coração”, disse, em uma legenda.

Em um dos vídeos, ela ainda aparece dançando em volta de sua cunhada e cercada de algumas mulheres. As danças circulares e entre pessoas do mesmo sexo fazem parte da cultura e da sociedade albanesa.

Leonita também vestiu uma saia folclórica com babados e uma espécie de colete comprido em outra ocasião. Mais uma forma de dizer que se orgulha de suas origens.

Veja mais fotos das roupas

https://www.instagram.com/p/BjRyhGYg_GK/

https://www.instagram.com/p/BiHjNDPAf4p/

https://www.instagram.com/p/BjFuwuTj-9d/

Copa do Mundo