
Pela primeira vez na história da publicação, a revista Time decidiu nomear a sua “Criança do Ano”. E o título inédito foi dado a uma adolescente de 15 anos, estudante e já considerada uma cientista talentosa.
“Criança do Ano” é menina e inventora
Nascida no Colorado, nos Estados Unidos, Gitanjali Rao superou mais de 5 mil indicados por seu surpreendente trabalho. Ela chamou a atenção por inventar aplicativos que usam inteligência artificial para combater problemas variados, como dependência em opioides, poluição de água potável e até cyberbullying.
https://www.instagram.com/p/CIViojhgwV3/
Atualmente, Gitanjali está no segundo ano do Ensino Médio de uma escola especializada nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Em entrevista à Time, dada à atriz Angelina Jolie, que é uma das editoras da revista, a jovem disse que desde criança se interessa por ciência e tecnologia.
https://www.instagram.com/p/CIWV2mcngkV/
Gitanjali é a mente por trás do Kindly, um aplicativo que, por meio de inteligência artificial e reconhecimento de palavras, ajuda a detectar bullying na internet.
A jovem cientista agora está desenvolvendo outros dois importantes projetos. O primeiro é um produto que oferece, por meio de estudo genético, o diagnóstico de vício em opioides em estágio inicial.
Played with a clear mask design alternative. Back at the @3DPrintingStore to help with the design and printing of some more PPE for schools. pic.twitter.com/MU5c2GPiFe
— Gitanjali Rao (@gitanjaliarao) August 12, 2020
O outro projeto de Gitanjali consiste na formulação de uma forma fácil e acessível de detectar contaminantes, como parasitas, por exemplo, em água potável. A ideia é oferecer uma alternativa barata para pessoas que vivem em países em desenvolvimento.
Another awesome year @DMRSEF @CoorsTekInc A fun event with all the senior and junior participants across Denver. Looking forward to 2020 Regeneron ISEF pic.twitter.com/63VE7evWVJ
— Gitanjali Rao (@gitanjaliarao) March 3, 2020
A paixão e o interesse da adolescente por ciência vão muito além da mera curiosidade. Seu principal interesse é ajudar o próximo. “Sempre fui uma pessoa que queria colocar um sorriso no rosto de alguém. Esse era meu objetivo diário, apenas fazer alguém feliz”, disse na entrevista.
O nome Gitanjali Rao é difícil de ser memorizado e ainda bastante desconhecido pela maioria das pessoas, mas nós certamente ouviremos falar dele muitas vezes no futuro. Afinal, a jovem tem planos bem ambiciosos.

Como já orientou milhares de estudantes, Gitanjali quer agora criar uma verdadeira comunidade de jovens cientistas e inventores. Ela afirma que seu desejo é que o trabalho que todas as outras crianças desenvolvem identifique a inovação como uma necessidade, e não somente como uma escolha. “Eu espero poder ser uma pequena parte disso”, conclui.