Por décadas, o mundo acompanhou, mesmo que de longe, os acontecimentos na vida da Rainha Elizabeth e do Príncipe Philip. Em 1947, teve início uma história de amor tão intensa e curiosa quanto as dos novos casais reais.
O casamento de Elizabeth e Philip foi um exemplo claro de constância, sobriedade e respeito pelas tradições. Abaixo, você acompanha a trajetória do casal por meio de fotos especiais.
Casamento da Rainha Elizabeth e Príncipe Philip
Elizabeth e Philip se conheceram ainda crianças, em 1934. Elizabeth tinha 8 anos e, Philip, 13. Cinco anos depois, o casal passou a se corresponder. E, em 1947, quando Elizabeth fez 21 anos e Philip, 26, eles se casaram em Westminster Abbey.
Filhos, suposta traição, coroação
Em 1948, nasce Príncipe Charles, o primogênito do casal. Em 1950, eles têm nos braços princesa Anne (os dois ainda tiveram mais dois filhos: Andrew, Duque de Iorque, e Edward, Conde de Wessex). Os dois primeiros aparecem nas fotos abaixo.
Apesar de oficialmente o casal sempre ter cumprido atividades oficiais (como mostra a foto abaixo, de 1951, em um festival de música), nada se compara à agenda de Elizabeth e Philip depois de ela ter se tornado rainha.
Com a mudança, o casal precisou se transformar e estar preparado para os protocolos e responsabilidades que vieram a partir do momento em que Elizabeth II colocou a coroa, em 1952.
Foi em meados dos anos 50, vale lembrar, que surgiram boatos de que Philip teria traído a Rainha com uma bailarina. A trama, na verdade, nunca foi elucidada.
Discrição e pouca afetividade
Elizabeth e Philip sempre foram vistos como um casal pouco afetuoso, embora muito apaixonado. Acontece que, depois da Coroação, Philip teria ficado bastante incomodado com o fato de Elizabeth ter se tornado “chefe” da família.
Tem início, então, uma longa caminhada em que Philip, literalmente, precisa andar dois passos atrás da Rainha.
A partir daí, estudiosos da família real britânica explicam que Philip se tornou mais fiel à Coroa do que à esposa. Tudo para proteger a família, a monarquia e seus ideais.
Mesmo com polêmicas sobre sua própria postura – por ser considerado “descontraído demais” em alguns momentos e até cometer algumas gafes – e a exposição de casos escandalosos na família, como a separação de príncipe Charles e Diana, Philip sempre esteve ao lado de Elizabeth.
Com o tempo, passaram a existir cada vez menos menos demonstrações de carinho, mas a solidez da relação só aumentou e assim se manteve até os dias finais do marido da monarca.
Veja mais fotos:
Rainha Elizabeth: curiosidades
- Por que Philip é chamado de Príncipe e não rei?
- 7 fotos que provam que Rainha Elizabeth é um ícone de moda