Com mais de 350 mil livros, o Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio de Janeiro, foi eleito pela revista Time a quarta mais bonita biblioteca do mundo, em uma lista divulgada em 2014.
O prédio, que tem arquitetura neomanoelina e foi construído entre 1880 e 1887, reserva o maior acervo de autores portugueses fora de Portugal e se tornou um símbolo incrível da História do Brasil que pode ser vista de pertinho pelos visitantes.
Real Gabinete Português de Leitura: imponência e história
Foi em 1837 que um grupo de portugueses fundou o Real Gabinete Português de Leitura, a exemplo dos gabinetes de leitura (que, depois, se tornaram as bibliotecas públicas) de Portugal.
“É a associação mais antiga criada pelos portugueses do Brasil após a independência de 1822”, destaca o site da biblioteca.
O desenho arquitetônico do prédio, que ainda hoje se impõe no Centro do Rio de Janeiro, foi elaborado pelo arquiteto português Raphael da Silva e Castro. Internamente, ele tem grandes galerias com livros, vitrais e decoração de tirar o fôlego.
O Gabinete também tem uma obra valiosa: um exemplar da primeira edição de “Os Lusíadas”, do escritor Luís de Camões, que pertenceu à Companhia de Jesus.
Funcionamento e consulta
O Real Gabinete Português de Leitura fica na Rua Luís de Camões, 30, no Centro do Rio de Janeiro, e funciona das 9 às 18 horas de segunda a sexta-feira.
A consulta ao acervo pode ser feita pelo site ou pessoalmente com a responsável pela biblioteca.
Explore o Brasil e o mundo
- Rio de Janeiro: destino brasileiro foi eleito o melhor por jornal New York Times
- 9 lugares que, de tão lindos, parecem ter saído de um sonho: fotos incríveis
- Próxima parada: 10 cidades bem lindas para conhecer ainda este ano