Títulos variados reforçam ainda mais a personalidade de cada personagem
Mais do que acessórios e itens de moda, os personagens de “Vale Tudo” também ostentam outra coisa: livros. Tia Celina, sem dúvidas, é a maior leitora da trama. No entanto, ela não é a única que adora passar o tempo lendo.
Solange, Afonso, Maria de Fátima e Heleninha, por exemplo, também já apareceram com seus títulos queridinhos. Mas foi Odete Roitman quem aguçou a curiosidade dos telespectadores e fez um livro entrar para a lista de mais vendidos.
Lista de livros que aparecem em “Vale Tudo”
Odete Roitman

Bastou alguns minutos de Odete Roitman lendo “O Perigo de Estar Lúcida”, de Rosa Montero, para que ele entrasse para a lista de mais vendidos da Amazon. O título, contudo, não foi o único escolhido pela bilionária ao longo dos meses. Veja outros:
- “O Segundo Sexo”, Simone de Beauvoir
- “Capital e Ideologia”, Thomas Piketty
- “Os Anos”, Annie Ernaux
- “Entre o Passado e o Futuro”, Hannah Arendt
- “O Impulso”, Ashley Audrain
- “A Noite da Espera”, Milton Hatoum
Celina

- “A Mulher Desiludida”, Simone de Beauvoir
- “A Amiga Genial”, Elena Ferrante
- “Quatro Estações em Roma”, Anthony Doerr
- “Paris, quartier Saint-Germain-des-Prés”, Eros Grau
- “As Intermitências da Morte”, José Saramago
- “Destinos e Fúrias”, Lauren Groff
- “Becos da Memória”, Conceição Evaristo
- “A Elegância do Ouriço”, Muriel Barbery
- “Mrs. Dalloway”, Virginia Woolf
- “Joquei”, Matilde Campilho
- “O Ano do Pensamento Mágico”, Joan Didion
- “O Peso do Pássaro Morto”, Aline Bei
Heleninha
Parece que o gosto para leitura da tia passou para a sobrinha. Isso porque Heleninha apareceu em uma das cenas lendo exatamente um dos livros que Celina já havia aparecido lendo antes: “A Elegância do Ouriço”, de Muriel Barbery.
Afonso

Afonso, no entanto, parece que tinha sua própria seleção mesmo quando morava com a família. Em uma cena ao lado de Maria de Fátima, ele estava com “Gente Independente”, de Halldór Laxness, nas mãos.
Tiago

Em uma das cenas, o filho de Heleninha e Marco Aurélio aparece com “Crônica de uma Morte Anunciada”, de Gabriel García Marquez.
Maria de Fátima

Para conseguir o que quer, Maria de Fátima é capaz de tudo, inclusive de fingir que está lendo. Foi isso que ela fez ao posar com o livro “As palavras voam”, de Cecília Meireles. Para aprender a jogar xadrez, contudo, ela escolheu “Para ensinar e aprender xadrez”, de Adriano Caldeira.
Solange

Embora tenha uma rotina puxada no trabalho, Solange já foi vista com dois títulos: “Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés, e “A Câmara Clara”, de Roland Barthes.
Daniela
Entre as corridas de aplicativo e a faculdade, a filha de Consuelo e Jarbas apareceu lendo “Becos da Memória”, de Conceição Evaristo.