Comemorado no dia 15 de março, o Dia Mundial do Consumidor foi criado para lembrar e proteger os direitos do consumidor. Alguns dos maiores desafios do comprador são organizar corretamente o orçamento, resistir à tentação de descontos e liquidações e não se afogar em parcelamentos. Para ajudar a evitar estes problemas e comemorar a data, consultamos o Finanças Práticas, programa de educação financeira da Visa, para obter algumas dicas que irão proteger o seu bolso e auxiliar na comprar consciente.
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1. Você “quer” ou “precisa”?
Antes de comprar algo, procure refletir se aquilo realmente é essencial para você naquele momento ou se é um mero capricho. Pergunte-se: é mesmo necessário ter três pares de sapatos pretos? Evite também entrar em lojas que ofereçam itens supérfluos e que não são sua prioridade no momento. Na internet, a tentação pode ser ainda maior, por isso evite comprar com pressa.
2. Reutilize produtos
Não caia na tentação de comprar algo que você já tem em casa. É importante que os produtos sejam usados até o final: se você deseja experimentar um novo shampoo, termine o que está aberto em casa antes de comprar o novo.
3. Faça listas
Essa dica é boa para evitar compulsão na hora das compras, que é inimiga do consumo responsável. Ao fazer compras no supermercado, atenha-se à lista e procure não levar produtos que não queria originalmente, mas que lhe pareceram apetitosos no momento.
4. Pesquise preços
Vale fazer uma cotação através da internet e visitar virtualmente algumas lojas para conhecer melhor o produto antes de fazer a compra. Lembre-se de nunca ter pressa.
5. Compare produtos
Observe as características e finalidade de cada produto. Leia os rótulos com atenção e dê preferência aos que possuem selos de certificação. Certifique-se de estar fazendo a melhor escolha.
6. Não compre produtos piratas
Procure comprar sempre de comércios legalizados, evite produtos falsos ou contrabandeados. Assim, se encontrar algum problema de fabricação, terá garantia de troca.
7. Fique atento à forma de parcelamento
Aprenda a negociar e exerça seus direitos de consumidor. Sempre busque pelas melhores condições de compra e fique atento às reais condições de pagamento. Não hesite em fazer contas.
8. Use o crédito com responsabilidade
Se decidir usar uma linha de crédito, verifique se ela corresponde às suas necessidades e se é compatível com as suas condições. Avalie os prós e contras e utilize-a com responsabilidade.
9. Exija a nota fiscal
Independente da forma de pagamento – seja dinheiro, cheque, cartão de débito ou de crédito –, peça sempre pela nota fiscal. Dessa forma, você garante seus direitos de consumidor em relação àquela mercadoria e contribui para a sociedade.
10. Conheça seus direitos
É fundamental que o consumidor se informe sobre seus direitos antes de qualquer reivindicação. Isso serve para que ele certifique-se de ter cumprido corretamente suas obrigações e para que esteja ciente do que lhe é devido. Procure conhecer a política de troca de mercadorias de lojas físicas e virtuais e verifique se estão de acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor.
11. Converse com a família
Discuta com seus familiares a importância de comprar esta ou aquela mercadoria, estabeleça metas em conjunto e monte um orçamento baseado na necessidade e aprovação de todos. Levante a bandeira do consumo responsável em casa e ensine as lições para as crianças através do exemplo.