1º memorial mundial da pandemia deverá ser construído no Uruguai

por | ago 26, 2020 | Notícias

Um escritório de arquitetura e urbanismo apresentou ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, o projeto do primeiro memorial mundial para a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com escritório Gómez Platero, a ideia é construir o memorial na capital do país, Montevideo. O projeto mostra uma construção que tem ao centro a natureza, não o homem, para nos lembrar de que não somos o centro do ecossistema e estamos sembre subordinados à natureza.

Como é o projeto do memorial à pandemia


projeto-memorial-1400×800-0820.jpg

Idealizado como um espaço de reflexão, o projeto é ao mesmo tempo simples e impactante pelo contato direto com o mar e a natureza. A proposta é que o memorial seja construído gerando o menor impacto ambiental possível.

A forma é circular para transmitir o conceito de unidade e comunidade, e a fenda no centro também indica um acontecimento singular, um acontecimento global.

Segundo nota publicada pelo escritório, será um espaço multi-sensorial, onde os visitantes poderão se conectar com sua percepção de tempo e lugar, além de estimular os sentidos com a alternância de sons e silêncios.

A versão uruguaia do jornal El País anunciou que o projeto deverá custar cerca de US$ 1,3 milhão (mais de R$ 7 milhões) e que a ideia do escritório de arquitetura e urbanismo é que a iniciativa privada financie a construção do memorial.

Para o projeto sair do papel, também será necessária a aprovação da Comissão Nacional do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Ministério da Educação e Cultura.

Pandemia