Acidente doméstico que matou blogueira pode acontecer com todos: saiba se proteger

por | jun 22, 2017 | Notícias

A blogueira fitness francesa Rebecca Burger, de 33 anos, morreu em decorrência da explosão acidental de um sifão de chantilly em sua casa, nos arredores de Mulhouse, no leste da França.

Os sifões culinários, como o que é utilizado em embalagens de chantilly,  são mais usados por chefs de cozinha, mas podem ser utilizados por qualquer pessoa. Trata-se de uma espécie de garrafa pressurizada que transforma líquidos em chantilly, espumas ou cremes graças a uma cápsula de gás óxido nitroso que é inserida dentro do sifão. Como a pressão criada dentro do sifão é muito grande, é fundamental que ele seja usado com cautela e atenção.

A informação da morte da blogueira foi confirmada em um post feito em sua conta no Instagram por familiares. O objetivo foi alertar sobre o utensílio, que atingiu fortemente o tórax de Rebecca durante o acidente e fez com que ela não resistisse aos ferimentos.

Acidentes domésticos

De acordo com o site 60 millions de consommateurs (60 milhões de consumidores, em tradução livre), esta não é a primeira vez que sifões da marca Ard´Time apresentam problema. Em 2013, o grupo F2j.com lançou um recall dos 160 mil equipamentos desta marca que foram vendidos por ele. No ano seguinte, aconteceram dois acidentes graves.

“Em quatro anos, registramos mais de 20 acidentes com os sifões Ard’Time e, em sete anos, 60 acidentes com diferentes marcas. Esses acidentes às vezes deixaram consequências muito graves: perda de um olho, dente, múltiplas fraturas no rosto e no peito. Esses números, porém, são provavelmente muito inferiores ao número real de acidentes”, afirmou o artigo publicado pelo site francês.

Um teste feito em 2015 e divulgado pelo mesmo site apontou que os sifões mais novos comercializados na França são seguros. Entretanto, em 2016, um distribuidor afirmou que não comercializava mais sifões com cartuchos de gás porque eles são perigosos quando são manuseados de forma errada.

Posicionamento da empresa Ard´Time

O sifão que matou Rebecca foi apreendido pela polícia para que o caso seja investigado. Em nota, a Ard´Time disse que “vem tomando medidas” desde que o primeiro acidente  com um sifão da marca foi registrado em fevereiro de 2013. A venda do sifão foi suspensa e estão retirando os produtos das lojas.

Além disso, a marca afirma que entrou em contato com as 100 mil pessoas que já compraram o sifão para pedir que eles parem de usá-lo, disponibilizou um site para que os clientes tirem suas dúvidas e vejam de que forma podem substituir o sifão por outro produto e estão veiculando comerciais na expectativa de que todos os usuários estejam cientes que a empresa está indicando a suspensão do uso do produto.

De acordo com a marca do sifão que matou a blogueira, o problema provavelmente foi na tampa do sifão que é plástico, material que pode não suportar a pressão criada pelo gás quando a pessoa aciona a alavanca do equipamento.

Como o produto é vendido no Brasil?

No Brasil, não há revenda de produtos da marca Ard’Time. As principais marcas que comercializam sifões por aqui (como a  iSi, a Best Whip e a IKUUK) vendem opções de embalagem feitas em alumínio (ou seja, não usam plástico, como o que explodiu), o que as tornam mais seguras. Portanto, na hora da compra é recomendado ficar atento ao material utilizado. 

No país, nunca foi registrado nenhum acidente grave envolvendo um sifão culinário.

Cuidados ao usar um sifão culinário

Shutterstock

Cheque o histórico da marca

Avalie se a marca é de credibilidade ou se seus produtos já apresentaram defeitos.

Use o sifão certo

Existem diferentes tipos de sifão e eles têm regras específicas. Por exemplo, os sifões para líquidos frios, não pode ser aquecido. Já os sifões de líquidos quentes e térmicos aguentam temperaturas maiores. Por isso, ao comprar um sifão, fique atento às recomendações do fabricante. 

Quantidade de gás

A quantidade varia de acordo com o tamanho do sifão. Colocar muito gás para uma quantidade pequena de líquido é perigoso.

Não abra o sifão com gás

Depois de colocado o gás, é proibido abrir o sifão caso ainda tenha gás dentro dele. Ou seja, não pode esquecer de esvaziar o fás completamente para só depois abrir a tampa.

Limpeza e manutenção

Toda vez que usar o sifão é importante desmontá-lo para limpar e evitar entupimentos. Além disso, assim como as cafeteiras italianas, os sifões têm borrachas que ressecam com o tempo e precisam ser trocadas.

Acidentes domésticos