Aprenda a negociar > A preparação da negociação

por | jun 30, 2016 | Notícias

Artifícios que dão certo

O sorriso é uma de suas melhores ferramentas. Quando você sorri para as pessoas, transmite uma mensagem de boas intenções. Apresentando-se de forma agradável, você aparenta estar mais relaxada e receptiva a outros. Uma postura aberta comunica seu interesse e sua disposição para ouvir. O olho-no-olho na hora de negociar também é importante, pois dá credibilidade ao que você está falando.

Mas lembre-se que de nada adianta essa postura se no momento de abrir a boca você não escolher bem as palavras que vai usar. Evite expressões que possam gerar discórdia ou aborrecimento, como ” não dá“, que faz qualquer tentativa de negociação parecer inútil, generalizações como ” sempre” ou ” nunca“, e a família do “faria, deveria, teria, teria que ou poderia ter“, que exige que as pessoas cumpram a satisfação de seus padrões. E sempre que estiver insegura para dar uma resposta, peça um tempo. Muitas vezes uma negociação se torna ruim por conta de uma atitude intempestiva ou inflexível de uma das partes.

Criatividade em todos os momentos Por mais bem preparado que esteja, o negociador está sujeito a confrontar-se com situações imprevistas, que deve superar, por vezes, com muita criatividade. Surpreender com guinadas repentinas, drásticas e dramáticas é um artifício bastante válido. Nunca seja previsível. Evite que o outro antecipe os seus movimentos.

O consultor de vendas Guttemberg Neto cita o feliz exemplo do dono de uma pizzaria em Curitiba. “As vendas estavam baixas e ele resolveu colocar os entregadores – motoboys – fantasiados de super-heróis. Resultado: as pessoas viam na rua o Batman entregando pizza, o super-homem e as crianças infernizavam seus pais: ‘Pai, liga pro Batman e pede pra ele trazer uma pizza!!!’. Ganhou um bom dinheiro…”, comenta.

A influência da negociação na qualidade de vida

A forma de encarar e praticar o ato da negociação determina como é nossa qualidade de vida mediante a pressão e ao estresse. Ela também vai dizer se podemos ou não influenciar o ambiente que nos cerca. E nos dará a sensação de domínio sobre nossas vidas. “Se estamos preparados para negociar eficientemente e entender todo o processo de disputa, estamos em melhores condições de aceitá-lo e maximizar nossas chances de sucesso. Caso contrário, estaremos à mercê da situação e das pessoas melhores preparadas para as constantes disputas existentes no caminho de nossas vidas”, conclui Marcos Fortes.

As táticas sistematizadas de negociação vão lhe ajudar muito. Mas são as experiências práticas que vão melhorar sua habilidade. Por isso, a cada investida, procure refletir sobre aquilo que você fez e deu certo ou coisas que poderiam ter sido trabalhadas de forma diferente. Com esta avaliação crítica, poderá apontar acertos e erros e certamente estará mais bem preparada para a próxima negociação.