O ator norte-americano Jussie Smollett, da série “Empire”, sofreu um ataque nas ruas de seu país que gerou onda de apoio de seus colegas de trabalho e seguidores.
O caso está sendo tratado como possível crime de ódio com motivações racistas pela Polícia de Chicago, que está atrás de vídeos e outras pistas que possam ajudar no caso. De acordo com a mídia local e manifestações nas redes sociais, haveria ainda motivação homofóbica.
A intolerância e a violência dos agressores, além da preocupação com o estado de saúde de Smollett, trouxeram à tona muitos posicionamentos de apoio ao famoso nas redes sociais.
Ator de “Empire” é atacado: possível crime de homofobia e racismo
Conforme apuração do site de entretenimento TMZ, Jussie Smollett foi agredido fisicamente e chamado de “faggot nigger” (algo como “bicha preta”) enquanto andava nas ruas de Chicago. Jussie interpreta Jamal Lyon, um personagem gay em Empire. Na vida real, o ator é assumidamente gay. Jussie é negro.
Ainda de acordo com o TMZ, Smollett foi hospitalizado e deve voltar em breve à rotina de trabalho.
Apoio de famosos a ator
A agressão a Jussie Smollett foi comentada por muitos artistas em suas redes sociais. A atriz Halle Berry destacou a preocupação com o fato de Jussie ter sido agredido apenas por ser como ele é.
“O fato de sua presença na Terra ser percebida como uma ameaça a alguém só mostra a magnitude de seu medo e confusão. Eu oro para que nosso país aprenda a se curar, para que possamos nos ver como quem somos e nada mais”.
“Oh, meu Deus. É por isso que a comunidade LGBTQ continua lutando para ser vista e PROTEGIDA contra o ódio!”, escreveu a atriz Viola Davis.
Leia mais posicionamentos:
Halle Berry
https://www.instagram.com/p/BtO8vqygQfn/
“Conheço Jussie desde os 10 anos de idade, e um homem com talento, intelecto e bondade dele deve ser uma bênção indiscutível para nossa comunidade. Meu coração está doendo sabendo que ele está sofrendo …e para quê?
Apenas por ser? O fato de sua presença na Terra ser percebida como uma ameaça a alguém só mostra a magnitude de seu medo e confusão. Eu oro para que nosso país aprenda a se curar, para que possamos nos ver como quem somos e nada mais. Temos que encontrar o amor. Orando sem parar pela rápida recuperação de Jussie no Northwestern Memorial. Qualquer um com informações pode ligar para os detetives da Área Central em 312-747-8382″.
Viola Davis
“Oh, meu Deus. É por isso que a comunidade LGBTQ continua lutando para ser vista e PROTEGIDA contra o ódio!”.
Alicia Keys
https://www.instagram.com/p/BtPpHB5geN2/
“Nenhum ser humano merece ser atacado e maltratado por ser apenas quem é. O que aconteceu hoje é inaceitável!
Orando por sua cura, Jussie. Obrigada por ser uma luz e nos mostrar o poder de andar em nossa verdade. Obrigada por nunca escurecer seu espírito. Obrigado por sua resiliência e grandeza. Levantando você, irmão, todos nós nos levantamos, como um. Os crimes de ódio de QUALQUER tipo são covardes!!!”.
Reese Witherspoon
“Isso é mais do que perturbador. O que aconteceu com Jussie Smollett é um crime de ódio racista e homofóbico verdadeiramente horrível. Espero que possamos encontrar um fim para o ódio e o medo que assola este país. Orando pela sua recuperação, Jussie”.
Katty Perry
Standing with and sending love to @JussieSmollett today… this is a racist hate crime and is disgusting and shameful to our country 😔#WeLoveJussie
— KATY PERRY (@katyperry) January 29, 2019
“Me mantendo em pé e enviando amor para Jussie Smollett hoje…Este é um crime de ódio racista e é repugnante e vergonhoso para o nosso país”.
Debate sobre racismo e homofobia
- Erika Januza foi alvo de ataques de ódio: depoimento forte de atriz
- Vídeo dá resposta direta para quem acha que racismo não existe
- O que Maisa falou sobre homofobia na internet levantou debate